Um Papa demasiado 'severo': somente 20% dos bispos italianos está com ele

Mais Lidos

  • A catolização de Jesus de Nazaré: uma febre que mata. Artigo de Daniel Luiz Medeiros

    LER MAIS
  • O Brasil que a República não quis construir. Entrevista com Ivanir dos Santos

    LER MAIS
  • A pesquisadora explora imagens artísticas sobre o colapso planetário que vivenciamos e oferece um panorama das questões associadas ao fenômeno do colapso ambiental global no qual estamos inseridos

    Imagens e imaginários do Antropoceno. Entrevista especial com Carolina Cunha

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

20 Mai 2015

Sob o título acima, o jornal Corriere della Sera de hoje, 20-05-2015, publica a reportagem de Massimo Franco, jornalista italiano especializado em assuntos do Vaticano.

"Há depressão. As pessoas estão com a cabeça baixa. Quando fala dos papas, este Papa, que mostra uma grande misericórdia com todos, parece inclinado a usar o bastão".

Um dia depois das palavras pronunciadas, na segunda-feira, por Francisco aos bispos italianos na abertura da assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana - CEI, deixaram marcas profundas que fizeram reaparecer reflexões amargas. Elas foram vividas como confirmação de uma severidade que há meses vem sendo sentida com dor e surpresa, como se fosse uma onda longa de um Conclave que, em 2013, revelou uma maioria hostil a qualquer hipótese de um papa italiano e curial.

A íntegra da reportagem será publicada oportunamente.

Veja também: