Por: Matheus Nienow e Marilene Maia | 01 Outubro 2016
30 partidos políticos lançaram candidatos ou participam de coligações ao Executivo no Vale do Sinos em 2016. 17 lançaram candidatos e apenas 2 dos 30 não participam de coligações.
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE/RS para verificar as coligações partidárias existentes para o cargo do Executivo nas eleições municipais de 2016 nos municípios do Vale do Sinos.
No Vale do Sinos, nas eleições municipais de 2016, 28 partidos políticos representam coligações políticas. Destes, 16 apresentaram, ao menos, uma candidatura para o Executivo neste ano. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU e o Partido Socialismo e Liberdade - PSOL foram os únicos partidos a não se coligarem em nenhum município, sendo que o primeiro lançou candidato ao Executivo apenas em Sapucaia do Sul e o segundo em Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
O gráfico abaixo apresenta o cenário de coligações partidárias nas eleições municipais de 2016 nos municípios do Vale do Sinos. Na região foram lançadas 56 candidaturas ao Executivo, das quais 15, ou seja, 26,79% são candidaturas com partido único, isto é, sem coligações.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE/RS
Das 41 coligações partidárias ao executivo na região, a maior ocorreu em Canoas, com 14 partidos políticos, os quais são representados pela liderança do Partido Republicano Brasileiro – PRB, o qual disputa o executivo no município.
Destaca-se ainda que o apoio em coligações mais frequente é do Partido Comunista do Brasil - PC do B em relação ao Partido dos Trabalhadores - PT. Em 6 municípios, o PC do B apoia o candidato ao executivo do PT, são eles: Estância Velha, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
Os outros apoios mais frequentes são do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, e do Partido Republicano da Ordem Social - PROS ao Partido Progressista - PP, sendo estes em 5 municípios cada.
O PP e o PT são os partidos com mais candidatos ao executivo na região, sendo cada um em 9 municípios. Apenas os municípios de Campo Bom e de Canoas não têm nenhum candidato destes partidos juntos. Em Campo Bom, o PP apoia a candidatura do PMDB e o PT a do Partido Socialista Brasileiro - PSB. Em Canoas, tanto PP quanto PT apoiam a candidatura do PRB e compõem a maior coligação da região dos Sinos.
O PP é o partido que possui o maior número de diferentes apoios, com 21 partidos políticos coligados ao menos uma vez nos territórios do Vale do Sinos. O PT conta com o apoio de 20 partidos políticos e o PMDB com 18.
Em São Leopoldo, município no qual concorrem 6 candidatos pelos partidos PT, PP, PSDB, PSOL e também o Partido Social Democrático – PSD e o Partido Democrático Trabalhista - PDT, as pesquisas apontam que, ainda na semana anterior às eleições, 29,7% dos eleitores afirmam estar indecisos ou decididos a votar em branco/nulo. Além disso, 4 dos 5 candidatos com maior percentual apresentam maior índice de rejeição do que percentual de votação.