O Desempenho das Religiões e Religiosidades no Município de Ivoti - RS

  • Terça, 26 de Agosto de 2014

Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale dos Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Ivoti.

A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.

Eis a análise.

O propósito deste trabalho visa analisar brevemente a evolução do desempenho das religiões e religiosidades no município de Ivoti - RS, considerando os dados dos censos do IBGE de 2000 e 2010.

Situada no Vale do Rio dos Sinos, a 55 km de Porto Alegre, Ivoti registra 19.874 habitantes1. Conforme tabela abaixo, 90,87% destes são brancos, 6,75% são pardos, 1,35% são pretos, 0,91% são amarelos2 e 0,11% são de ascendência indígena.

Emancipada de Estância Velha em 1965, Ivoti se apresenta como “cidade das flores”. Desde sua criação conta com uma economia baseada em produtos coloniais (flores, cana-de-açúcar, batata-doce, aipim, milho, frutas e verduras), bem como se caracteriza por sua produção de laticínios, confecções e indústria coureiro-calçadista.

A povoação de Bom Jardim, atual município de Ivoti3, se deve primordialmente à imigração alemã, iniciada por volta de 1826. Aproximadamente 2/3 destes eram evangélicos luteranos e 1/3 era composto por católicos. Hoje, tanto luteranos quanto católicos perdem adeptos para as religiões de origem pentecostal, orientais, esoterismo e outras formas de crer ou descrer, como podemos observar a seguir.

Tendo em vista simplificar a compreensão dos dados, divido a multiplicidade das expressões religiosas do município em diferentes grupos, preservando, na medida do possível, suas relações de semelhança e/ou de origem proposta pelo IBGE.

Religiosidades Católicas

Segundo o IBGE, o catolicismo encontra em Ivoti representantes em três Igrejas distintas (tabela 01). Altamente majoritária no município, a Igreja Católica Apostólica Romana atende a 71,82% da população. Perdeu, no entanto, 1,02% desta mesma população4 entre 2000 e 2010. Já as Igrejas Católica Apostólica Brasileira e Católica Ortodoxa seguiram caminhos inversos durante a década. Com apenas 0,06% de declarantes no Censo de 2000, a Católica Brasileira fica sem nenhum representante em 2010, enquanto a Católica Ortodoxa, ausente em 2000, conta com 0,34% da população do município em 2010. Somados os indicadores constatamos que o conjunto das “Igrejas Católicas” diminuiu 0,74% o número de adeptos no município na década 2000-2010.

Evangélicas de Missão

O itinerário seguido pelas Igrejas Evangélicas de Missão em Ivoti (tabela 02) segue caminho similar ao da religiosidade católica. A perda de adeptos neste grupo atinge principalmente a Igreja Evangélica Luterana. Conta, em 2010, com 14,2% da população, mas cedeu 6,14% de participantes ao longo da década. A Igreja Evangélica Metodista diminuiu outros 0,22% sobre a população do município. Todas as demais Igrejas do grupo, ao contrário da Luterana e Metodista, tiveram aumentos, ainda que diminutos, no número de adeptos. Cresceram as Igrejas Evangélica Batista (0,45%), Evangélica Congregacional (0,02%) e Evangélica Adventista (0,18%). Somados os indicadores, as Igrejas Evangélicas de Missão cederam, portanto, 5,71% sobre a população do município.

Evangélicas de origem pentecostal

Ao contrário do meio religioso católico e Evangélicas de Missão, as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03) tiveram um desempenho positivo durante a década aqui em estudo. Como grupo alcançaram um ganho de 2,78% no número de adeptos. Segundo o IBGE, tiveram aumento de participantes as Igrejas Assembleia de Deus (1,72%) e Evangelho Quadrangular (0,26%). Novas no município, as Igrejas Universal do Reino de Deus (0,11%), Evangélica renovada não determinada (0,18%) e Outras Evangélicas de origem pentecostal (0,52%) aparecem, por isto, somente no Censo de 2010. A Igreja Deus é Amor foi a única deste grupo que proporcionalmente perdeu 0,01% de seus participantes entre 2000 e 2010.

Evangélicas sem vínculo institucional, Evangélica não determinada e outras Evangélicas

O grupo de aderentes religiosos sem vínculo institucional atinge boa parte da população de Ivoti (tabela 04). Com um índice similar ao do grupo Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03), ajuda a entender os rumos do evangelismo no município. De acordo com o Censo de 2000, o item “Evangélicas sem vínculo institucional” somava 1,97% da população, e a alternativa “outras religiões evangélicas” obteve, então, mais 0,23% sobre os habitantes do município.

Em 2010 o IBGE processa uma mudança na metodologia de pesquisa do Censo quando substituiu as alternativas “Evangélicas sem vínculo institucional” e “Outras religiões evangélicas” por “Evangélica não determinada”, ocasião em que obteve 4,01% da população da cidade, um conjunto de declarantes 1,81% maior que no Censo anterior. O dado mostra, inequivocamente, uma área de penumbra entre os declarantes evangélicos. Se, por um lado, os Evangélicos de missão (15,83%) e Evangélicos de origem pentecostal (4,72%) somam 20,55% da população do município, de outros 4,02% não é possível saber sua real inserção no meio religioso.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e Espírita

Neste grupo a religião Espírita (tabela 05) chama a atenção do observador porque multiplicou por cinco o número de seus adeptos na década. Se em 2000 detinha apenas 30 adeptos (0,19%), em 2010 passa a contar com 157 (0,79%). As religiões Testemunhas de Jeová e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias obtiveram, respectivamente, mais 0,08% e 0,36% de acréscimo no índice de participantes. Trata-se, pois, de um grupo de religiões em processo de afirmação no município.  

Religiões Orientais e Tradições Esotéricas

Com bem poucos representantes em Ivoti, por contar com apenas 0,29% da população, o grupo das Religiões Orientais e Tradições Esotéricas (tabela 06), a rigor, ainda vem a ser uma novidade no município. O Hinduísmo, com 25 participantes (0,12%) e as Tradições Esotéricas, com 22 participantes (0,11%) constam, por isso, tão somente no Censo de 2010. O Budismo (0,06%), mais antigo, cedeu, por sua vez, a metade de seus participantes entre 2000 e 2010. Já os declarantes inscritos sob a denominação “Novas religiões orientais”5, com apenas 03 adeptos no Censo de 2000, não aparecem nas estatísticas do Censo de 2010.

Sem Religião, Ateu e Agnóstico

O grupo formado por declarantes sem religião, ateus e agnósticos (tabela 07) desperta, de certa maneira, grande curiosidade em estudiosos das religiões porque, em princípio, identifica declarantes “descrentes” numa sociedade composta por uma absoluta maioria de indivíduos “crentes”. No caso, o Censo de 2000 constatou que, em Ivoti, os registros “sem religião” formavam apenas 0,32% da população. Já no Censo de 2010, o IBGE entendeu que deveria pesquisar não só indivíduos sem religião, mas também quantos destes eram ateus ou agnósticos. Obteve, então, o registro de 0,75% de declarantes sem religião/sem religião, 0,05% de sem religião/ateus e 0,04% de declarantes sem religião/agnósticos6. Durante a década 2000-2010, o índice sem religião cresceu, portanto, 0,52% sobre o total da população do município.

Religião não determinada, múltiplo pertencimento, sem declaração e não sabe

Este grupo indicador do status religioso reúne, em 2010, apenas 0,3% dos habitantes do município de Ivoti (tabela 08), dos quais 0,19% se encontram na condição de “religião não determinada e múltiplo pertencimento” e outros 0,11% “não sabem” definir se pertencem ou não a um credo religioso. Em 2000 os indivíduos formados por este mesmo grupo eram em número um pouco maior. Alcançou, então, 0,41% da população. 0,18% dos declarantes se inscreveram na alternativa religião “não determinada” e outros 0,23% na alternativa “sem declaração”.

Considerações finais

Aponto, a seguir, a título de considerações finais, alguns aspectos que mais chamam a atenção do observador quanto ao desempenho das religiões em Ivoti. O primeiro destes diz respeito à evolução das religiões cristãs neste município durante a década 2000-2010. Ivoti, que conta com uma população tradicionalmente católica e evangélica luterana, apresenta, por um lado, a constatação de que os participantes destas expressões religiosas estão diminuindo, enquanto, por outro lado, verifica que o índice das religiões evangélicas de origem pentecostal está em ascensão.

Na tabela 09 podemos observar, por exemplo, que os declarantes católicos diminuíram 1,02% entre 2000 e 2010 e que os evangélicos luteranos diminuíram outros 5,71% neste mesmo período. As perdas católicas e luteranas somam, portanto, 6,73% dos habitantes do município, enquanto o percentual de ganhos do meio religioso pentecostal (Evangélicas de origem pentecostal e Evangélicas sem vínculo institucional, não determinada e outras evangélicas) e outras cristãs somam 4,87% da mesma população. Logo, a diferença equivale a uma diminuição de 1,86% de habitantes no meio religioso cristão do município de Ivoti.

Se consideramos somente o grupo das religiões evangélicas (tabela 10) observamos que, embora o evangelismo pentecostal tenha crescido 2,78% e o grupo das expressões Evangélicas sem vínculo institucional e não determinada tenha crescido outros 1,81%, o conjunto das religiões evangélicas diminuiu 1,12% sobre o total da população do município devido às perdas do meio Evangélico de Missão, que cedeu 5,71% de seus participantes a outras formas de crer.

O terceiro aspecto que merece a atenção do observador das religiões em Ivoti remete a grupos de indivíduos que, embora relativamente numerosos como, por exemplo, o dos afrodescendentes (tabela 11), nas estatísticas religiosas do IBGE se tornaram literalmente invisíveis. Em ambos os Censos (2000 e 2010) não há registros sobre religiões de matriz africana ou sobre tradições religiosas indígenas atuantes em Ivoti. Contudo, os mesmos Censos dão conta de que, em 2010, existiam no município 1.610 habitantes “pretos” e “pardos” (8,1%), dos quais 5,81% pertenciam à religião Católica Apostólica Romana, 0,6% a igrejas Evangélicas de Missão, 0,96% a igrejas Evangélicas Pentecostais, 0,4% a Evangélicas não determinadas, 0,18% à religião Espírita e 0,15% a diversas outras opções religiosas. Mas o dado que particularmente chama a atenção do observador mostra que houve, na década, um substancial aumento de afrodescendentes em Ivoti, uma variação que alcança 5,08% da população, dos quais 3,65% ingressaram no meio religioso Católico Romano. Ou seja, se, por um lado, não encontramos em Ivoti registros sobre práticas religiosas afro-brasileiras, encontramos, sim, um aumento promissor destes entre as religiões cristãs.

Assim como não há manifestações religiosas afro-brasileiras, também não há registros nos Censos que indicam a presença de tradições religiosas indígenas em Ivoti. Entretanto, os Censos de 2000 e 2010 informam, respectivamente, sobre a presença de 09 (0,06%) e 23 (0,11%) moradores “índios”, todos declarantes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Por último, cabe destacar que a diversidade religiosa em Ivoti cresceu durante a década em estudo, ainda que de maneira contida. O crescimento se deve, entre outros, principalmente à redução numérica dos membros das Igrejas Evangélicas de Missão e da Igreja Católica Apostólica Romana, ao aumento do número de participantes nas religiões cristãs de origem pentecostal, à expansão (mesmo pequena) do número de habitantes que declaram ser sem religião, ateus e agnósticos, ao crescimento da religiosidade esotérica, do Espiritismo, do Hinduísmo, das Testemunhas de Jeová e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Em suma, Ivoti, apesar de contar com uma população de tão somente 19.874 habitantes, tende à diversificação religiosa. Católicos, com 71,82% da população, e Luteranos, com 14,2% desta mesma população, continuam sendo religiões que apresentam a maioria absoluta dos declarantes identificados com alguma forma de crer. Contudo, se entre 2000 e 2010 os aderentes cristãos diminuíram 1,86% (cf. tabela 09), vale afirmar que o meio religioso fora do cristianismo (religiões orientais, esotéricas, espiritismo e Testemunhas de Jeová, entre outras) vem firmando passos no mundo da fé deste município.

Notas:

1 – Cf. IBGE, Censo de 2010.

2 – Desde 1966 existe, em Ivoti, uma colônia de 37 lotes habitados por imigrantes japoneses.

3 – A palavra IVOTI, em tupi-guarani significa “flor” (cf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivoti, página visitada em 2014-08-15; ver também http://www.ivoti.rs.gov.br/, história).

4 – A Igreja Católica Apostólica Romana cresceu numericamente na década 2000-2010. Passou de 11.157 habitantes para 14.273. Seu crescimento populacional, no entanto, foi inferior ao aumento da população no município.

5 – O resultado do Censo não oferece o nome individual destas religiões.

6 – De acordo com o Censo de 2010, confira alguns exemplos de registros sem religião, ateus e agnósticos em outras cidades da região do Vale do Rio dos Sinos: