O Equador apresenta ao Vaticano seu plano para acabar com os paraísos fiscais

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 22 Julho 2016

O chanceler do Equador, Guillaume Long, apresentará nesta quinta-feira, durante uma visita oficial ao Vaticano, a proposta liderada pelo país andino em nível internacional para acabar com os paraísos fiscais por serem prejudiciais às economias nacionais.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 21-07-2016. A tradução é de André Langer.

“Necessitamos de uma economia ética que coloque em primeiro lugar os seres humanos, e os paraísos fiscais são todo o contrário de uma economia ética”, disse Long em um comunicado oficial.

Além disso, o ministro de Relações Exteriores sublinhou que os paraísos fiscais “concentram a riqueza em poucas mãos e enfraquecem o desenvolvimento. Por isso, colocou-se em marcha, no Equador, o Pacto Ético” e espera que se dê um debate internacional com o objetivo de erradicar esta prática.

A visita de Long ao Vaticano acontece uma semana antes de o presidente equatoriano, Rafael Correa, apresentar uma pergunta à consulta popular com uma prévia liberação da Corte Constitucional para a criação de uma normativa legal que impeça que pessoas que tenham empresas ou capitais em paraísos fiscais possam concorreram a cargos públicos, eletivos ou não.

No Equador, 1.850 empresas teriam cerca de 30 bilhões de dólares em paraísos fiscais, segundo dados do Governo. Por essa razão, a proposta do Equador para a erradicação destas zonas de evasão fiscal será apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro próximo, em Nova York.

“O Equador decidiu enfrentar a questão com força total”, indicou o presidente Correa através de uma carta à organização Oxfam, ao que acrescentou: “fazemos todo o possível para que não haja mais paraísos fiscais. Para isso, vamos levar o tema à Organização das Nações Unidas (ONU), e já estamos em contato com o G7”.

Esta proposta para erradicar paraísos fiscais situa-se no contexto do chamado “Pacto Ético-Político”, ao qual organizações políticas de projeção nacional aderiram na segunda-feira passada. O pacto propõe que cidadãos que tenham dinheiro em zonas de evasão fiscal sejam impedidos de ocupar cargos públicos após as eleições gerais de 2017.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Equador apresenta ao Vaticano seu plano para acabar com os paraísos fiscais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU