Por: Jonas | 28 Junho 2016
Os padres de Montreal são proibidos de ficar a sós com crianças, conforme um decreto assinado pelo arcebispo de Montreal, Christian Lépine.
A reportagem é publicada por ABC, 26-06-2016. A tradução é do Cepat.
De acordo com este decreto, pretende-se “assegurar a segurança e integridade das pessoas as quais são oferecidas a mensagem do Evangelho e a nossa pastoral”.
Além disso, busca-se “preservar a integridade, segurança e boa reputação do povo de Deus”, segundo informa o jornal “The Guardian”.
Em uma carta que acompanha o decreto, Lépine afirma que os “horríveis casos de abusos contra menores e pessoas vulneráveis, por membros da Igreja, deixaram em choque a Igreja, bem como a toda a população”.
O Papa Francisco e seus predecessores, como Bento XVI, deram claras instruções para cada diocese sobre as medidas que devem tomar para prevenir o abuso contra menores e adultos vulneráveis, acrescenta a carta.
Como você reagiria?
Esta medida será aplicada a partir de setembro em uma dúzia de paróquias e se estenderá a todos os centros da diocese.
“Imagine que você esteja sozinho em uma casa, com uma criança, e é acusado de que a pegou. Como você reagiria?”, perguntou o canonista François Sarrazin a Canadian Press. “Sendo verdade ou não, precisará de uma testemunha. Portanto, evitar ficar sozinho com uma pessoa vulnerável é um ato de prudência, nada mais”.
No entanto, Carlo Tarini, representante dos sobreviventes aos abusos de padres, disse que a medida significa “pouca coisa e chega muito tarde”, e que em sua avaliação a Igreja está procurando se proteger de possíveis ações legais.