22 Janeiro 2016
Em cumprimento de uma decisão pan-ortodoxa, a Synaxis dos Primazes e representantes de todas as igrejas ortodoxas locais vai começar os seus trabalhos no Centro Ortodoxo do Patriarcado de Constantinopla em Chambésy, Suíça, na sexta-feira (22 de jan.).
Os participantes no encontro, com duração de uma semana, irão debater a preparação do Concílio Pan-Ortodoxo, segundo o Departamento de Imprensa do Patriarcado de Moscou.
A reportagem foi publicada por Interfax Religion, 21-01-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
A delegação da Igreja Ortodoxa Russa vai incluir o Metropolita Onufry de Kiev e Toda a Ucrânia; o Metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento do Patriarcado de Moscou para as Relações Eclesiásticas Externas; e o Arcipreste Nikolay Balashov, vice-presidente desse departamento.
A Igreja Ortodoxa Russa sempre teve e continua tendo um papel ativo no processo pré-Conciliar, não obstante uma série de dificuldades concernentes à preparação do Concílio Pan-Ortodoxo.
Em razão da necessidade de participação, em pessoa, do Primaz da Igreja Ortodoxa Russa na Synaxis, e dos trabalhos diários nas sessões da Assembleia, não será possível a presença do Patriarca Kirill na cerimônia de abertura das Conferências de Natal, no próximo dia 25 de janeiro, em Moscou.