18 Janeiro 2016
Há um ano, dirigindo-se às pessoas que trabalham no circo, Papa Francisco, durante uma audiência geral, disse: “As pessoas que realizam espetáculos no circo criam beleza, são criadores de beleza. E isto faz bem à alma. Quanta necessidade nós temos de beleza!”. Para oferecer um encontro com esta beleza, Bergoglio, mediante a Limosnería apostólica conduzida pelo bispo Konrad Krajewski, oferecerá hoje um espetáculo de circo a duas mil pessoas desabrigadas. Além disso, os "sem-teto" poderão desfrutar do serviço de hospital móvel que se instalará na área onde as tendas de circo serão montadas; quem quiser pode ir a uma consulta com os médicos e receber, no final, um lanche.
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 14-01-2016. A tradução é de Evlyn Louise Zilch.
Este é o comunicado da Limosnería apostólica: Na quinta-feira, 14 de janeiro de 2016, à tarde, será oferecida aos pobres, aos sem-teto, aos refugiados, a um grupo de prisioneiros, aos mais necessitados, além de voluntários, a oportunidade de participar de um espetáculo de circo. O Rony Roller Circus, no caminho de Torrevecchia (Roma, ed.) disponibilizou os 2 mil lugares de sua tenda para este evento de caridade”.
Entre outras coisas, um dos “sem-teto” inaugurará o espetáculo, cantando uma canção dedicada ao Papa Francisco: trata-se de um músico espanhol que vive na precariedade com sua filha e que usa o serviço de chuveiro e cabelereiro inaugurado sob a colunata de São Pedro. Esta canção, explica o comunicado, “irá se tornar uma oração de abertura e um agradecimento ao Santo Padre por este novo gesto de proximidade com cada um deles”.
“Este presente oferecido pelos artistas do circo, que com perseverança, empenho e muitos sacrifícios, buscam criar e entregar beleza a si mesmos e a outros – continua a nota – poderá transformar-se também para nós irmãos mais pobres em uma esperança para superar as asperezas e dificuldades da vida que muitas vezes parecem muito grandes e insuperáveis”.
“Nossos irmãos necessitados – conclui a Limosnería –, ao decorrer de todo este evento de caridade, terão a possibilidade de serem assistidos por médicos e enfermeiros enviados pelos Serviços de Saúde do Vaticano, com o acampamento móvel e as ambulâncias do estacionamento do Vaticano. Após o espetáculo será fornecido um pequeno lanche”.
O que a declaração não diz é que, para o transporte dos “sem-teto” a partir dos quartos para o local do espetáculo serão utilizados dos os automóveis do estacionamento do Vaticano. Os “sem-teto” viajarão em veículos que estão normalmente disponíveis para os bispos e cardeais que oferecem seus serviços na Cúria Romana.