28 Agosto 2015
Raimundo Rodrigues era conselheiro atuante desde 2012, em Bom Jardim. Ele estava acompanhado da esposa, que foi atingida e segue internada.
A reportagem foi publicada pelo portal G1 e republicada pelo sítio Amazônia, 27-08-2015.
Um conselheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Maranhão, foi assassinado na tarde dessa terça-feira (25), na cidade de Bom Jardim (MA) – a 275 km de São Luís –, próximo a onde morava.
Raimundo Santos Rodrigues estava acompanhado da esposa, que foi atingida por tiros e levada ao Hospital Municipal de Imperatriz, a 412 km de distância de Bom Jardim.
Era conselheiro desde 2012. “Os madeireiros odiavam ele, porque ele os denunciava. Ele era bastante atuante na região, defendia a comunidade, participava do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim”, disse um companheiro de trabalho, que prefere não ser identificado, ao G1.
O corpo do conselheiro está em Buriticupu, a 200 km de Bom Jardim e ainda não foi liberado. Raimundo deixa seis filhos.
Com 271.197,51 de hectares, a Rebio do Gurupi é uma das unidades de conservação administradas pelo ICMBio na região da Amazônia Legal, com coordenação regional vinculada ao CR4 (Belém, PA).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi , no MA, é assassinado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU