“Francisco disse a Obama que o futuro da América Latina passa por Cuba”, revela cardeal cubano

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 20 Mai 2015

O cardeal cubano Jaime Ortega y Alamino visitou o Estado de Nova York para receber um doutorado Honoris Causa pela universidade jesuíta de Fordham, no sábado passado, 16 de maio.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 19-05-2015. A tradução é de André Langer.

Ortega y Alamino referiu-se à intervenção do Papa Francisco no restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos; a possibilidade de acabar com o embargo estadunidense e o papel de Francisco nesse processo de diálogo entre Havana e Washington. Disse que o Papa está interessado em criar uma nova relação entre os países, os povos, a fim de abrir uma via capaz de resolver os problemas com palavras.

Havia contatos prévios que criaram as condições para o diálogo entre Obama e o Papa Francisco sobre Cuba. Francisco teria dito a Ortega que quando se reuniu com Obama lhe mencionou o tema cubano e o governante estadunidense lhe explicou a situação com o Congresso, as leis (do embargo) que foram adotadas antes mesmo que Obama nascesse.

Então, o Papa teria dito a Obama que era hora de mudar e que se pensasse no papel de Cuba na América Latina. A política do seu Governo (e dos Governos que o sucederem) com respeito à América Latina passa pelas relações com Cuba. E Obama, disse o cardeal cubano, teria ficado impressionado com essa visão.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Francisco disse a Obama que o futuro da América Latina passa por Cuba”, revela cardeal cubano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU