07 Novembro 2014
O arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, morto em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a missa em uma capela de um hospital da capital de El Salvador, será beatificado em 2015.
A informação é de Luis Badilla e publicada por Il Sismografo, 06-11-2014. A tradução é de Ivan Pedro Lazzarotto.
A notícia, esperada há tempo, foi anunciada pelo atual arcebispo de San Salvador, Luis Escobar Alas, sucessor do Dom Romero, na última quarta-feira 04 de novembro. O religioso assegurou de ter sido informado desta decisão diretamente pelo Papa Francisco.
Escobar Alas porém, no seu encontro com sacerdotes da sua arquidiocese não informou precisamente a data e o local específicos. A notícia circula em alguns órgãos da imprensa online local. O primeiro a falar foi Jon Sobrino, diretor do “Centro Monsenhor Romero”(Notícias UCA – Universidade Centro-americana).
A próxima beatificação do bispo mártir foi confirmada poucos dias antes do 25° aniversário do massacre da UCA, onde comandos paramilitares de direita assassinaram 6 jesuítas, sua cozinheira e sua filha, no dia 16 de novembro de 1989. Estão sendo preparadas numerosas e importantes comemorações no país e no exterior.