17 Outubro 2013
Hoje, às 15h45min, na Câmara Municipal de Caxias de Sul, RS, será celebrado o 10º aniversário da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho.
A Escola foi criada e implementada pela Diocese de Caxias de Sul. D. Paulo Moretto, então bispo diocesano, e Gilnei Fronza, padre, então coordenador de Pastoral da Diocese, em preparação da Romaria dos Trabalhaodores, promovida pela CNBB Regional Sul 3, procurou o Instituto Humanitas Unisinos -IHU. E desde a sua criação a Escola contou com a parceria do IHU.
A organização, o conteúdo e a metodologia da Escola se inspiraram na experiência, iniciada em 1996, da Escola de Formação Política promovida pelo Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT, de Curitiba.
Desde o início Cesar Sanson, hoje professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e André Langer, ambos doutores em sociologia, e até, recentemente, pesquisadores do CEPAT assessoraram a Escola.
A Escola funcionou ininterruptamente nestes dez anos.
A Escola, com a duração de um ano, sempre em sete a nove etapas, funciona nos finais de semana, ou seja, nos sábados e domingos.
Ela sempre contou com mais de 60 participantes efetivos, isto é, que participaram integralmente da Escola.
No próximo dia 26 de outubro, um encontro com todos e todas que participaram da Escola será realizado em Caxias do Sul.
O Instituto Humanitas Unisinos - IHU se associa à solene celebração e homenagem a ser realizada hoje na Câmara Municipal de Caxias de Sul e se congratula com a Diocese de Caxias de Sul pela coragem e ousadia pastoral de possibilitar a formação política dos/as leigos/as da região serrana. Cumprimenta, igualmente, a coordenação da Escola, que com denodo e, acima de tudo, profissionalismo e competência, soube acompanhar a caminhada da Escola.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Escola de Formação Política, no décimo aniversário, é homenageada em Caxias do Sul - Instituto Humanitas Unisinos - IHU