07 Junho 2013
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) arrolou 24 congregações, dioceses, igrejas, paróquias e até mesmo uma província que usam a denominação anglicana ou episcopal em vão, pois recorrem a conteúdos e sites de autoridades da denominação oficial.
A informação é publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC, 04-06-2013.
No Brasil, a Comunhão Anglicana tem um representante, por mais de 120 anos, que vem a ser a 19ª Província da IEAB e são seus símbolos de unidade o arcebispo de Cantuária, a Conferência de Lambeth, o Conselho Consultivo Anglicano e o Encontro dos Primazes.
O posicionamento da IEAB fez-se necessário depois de divulgação na imprensa que a polícia do Paraná está procurando um padre identificado como pároco de comunidade que se apresenta como Igreja Anglicana Tradicional, localizada em Campina Grande do Sul.
O padre é acusado de prática de estupro, maus tratos e exploração de trabalho infantil em orfanato do qual era diretor. Ele está foragido e nada tem a ver com a IEAB, alerta o comunicado oficial da igreja anglicana, lamentando que tal informação tenha semeado confusão entre fiéis.
Entre as organizações que são confundidas como integradas à IEAB constam a Diocese do Recife, a Catedral Anglicana de São Paulo, a Comunidade Anglicana de Curitiba, a Igreja Cristã Episcopal, a Igreja Anglicana Tradicional e a Província Anglicana Sagrado Coração.