29 Abril 2013
Clandestino
“A prática do aborto clandestino prevalece em países onde as leis sobre o tema são mais restritivas” – Olímpio Barbosa de Moraes Filho, professor da Universidade de Pernambuco e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia no NE – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
1 milhão
“As estimativas falam em cerca de 1 milhão de abortos realizados na ilegalidade anualmente no país. Desse total, ao menos um quarto gera complicações que levam a internações para curetagens pós-abortamentos na rede pública. Muitas mulheres ficarão estéreis ou terão a saúde comprometida por toda a vida” – Olímpio Barbosa de Moraes Filho, professor da Universidade de Pernambuco e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia no NE – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Sofrimento
“O que nos parece relevante é discutir o tema com todos os setores da sociedade, para tratá-lo sem subterfúgios. É preciso encontrar o melhor caminho para impedir que a transformação do direito à vida assuma o caráter de dever de sofrimento para milhares de mulheres” – Olímpio Barbosa de Moraes Filho, professor da Universidade de Pernambuco e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia no NE – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Juramento...
"A controversa posição da atual diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a possibilidade de aborto até o terceiro mês de vida da criança, tal como amplamente veiculada pelos meios de comunicação, não parece ter em conta o compromisso sobre o qual todos os médicos, velhos ou novos, algum dia juramos” – Luiz E. Garcez Leme, médico, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da mesma universidade –b, 29-04-2013.
... hipocrático
“Não me parece que o CFM tenha, ao lado de outras atribuições legítimas, autoridade suficiente para anular o juramento hipocrático” – Luiz E. Garcez Leme, médico, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da mesma universidade –b, 29-04-2013.
Tô fora
“Mesmo em namoro com a Força Sindical, o presidenciável socialista não deve ir ao showmício da entidade no Dia do Trabalho” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Na ilha
“Em viagem a Cuba, o presidente do PT, Rui Falcão, gravou vídeo no qual justifica a militantes sua ausência nos atos públicos previstos para quarta-feira, que devem ser marcados por cobranças ao governo petista” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
É comigo?
“À margem das críticas das centrais ao "congelamento" da pauta trabalhista pelo Planalto, a Secretaria Sindical do PT distribuiu boletim comemorativo ao 1º de Maio em que se limita a defender a reforma política” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Coronelismo de esquerda
“O Bolsa Família (coronelismo de esquerda) é um pouquinho melhor do que o prato de farinha que o "coroné" dava no Nordeste no dia da eleição” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Inhaca
“Nos EUA, "justiça social" é uma oferta gigantesca de empregos. Aqui nos afogamos num misto de inhaca coronelista de esquerda, travestida de menina virgem de dez anos, e ódio "fake" ao lucro e ao dinheiro” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Ditadura dos pobres
“Lamento que a guerrilha no Brasil, no tempo da ditadura, não tenha saído vitoriosa. Assim, eles teriam revelado o que de fato queriam, fazer do Brasil uma (outra) ditadura de pobres” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Sociedade de mercado
“O que falta entre nós é uma visão de mundo que não seja pautada pelo culto da incapacidade das pessoas cuidarem de si mesmas. A sociedade de mercado é uma sociedade de pequenos e médios empresários e profissionais liberais que lutam corajosamente para dar emprego e pagar impostos imorais” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Smith, e nao Marx
“Pequenos e médios empresários e profissionais liberais é que fundam a riqueza de um país e enquanto os caçarmos, inclusive considerando-os bandidos, o Brasil não sairá da miséria. Adam Smith, e não Marx, deveria estar em nossas cartilhas” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-04-2013.
Papa Chico
“No livro “Habemus Papam, Francesco”, de 1999, do padre italiano Paolo Farinella, um dos conselheiros do Papa era Dom Helder Camara, nosso saudoso bispo. Mas, na vida real, Dom Helder disse certa vez a um amigo pernambucano que se um dia fosse Papa escolheria o nome... Francisco” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 28-04-2013.
Luxemburgo
“Na entrevista coletiva pós-jogo e desclassificação, Luxemburgo prometeu à torcida que seu Grêmio vai ganhar o Brasileirão. Ou seja, às portas do inferno, o Luxemburgo promete o paraíso para os torcedores. Ele deve estar se apoiando, assim para ser tão prometedor, na multa contratual gigantesca que impôs na assinatura de seu contrato com o Grêmio, hipótese em que for demitido” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 29-04-2013.
Frases do domingo
Boca no trombone
“Sem resposta do governo sobre a pauta de 12 itens encaminhada a Dilma Rousseff ao final da marcha de março, as principais centrais sindicais transformarão o 1º de Maio em palanques hostis à presidente. Além da Força Sindical, que franqueará seu showmício a presidenciáveis da oposição e proporá reajustes salariais trimestrais contra a inflação, a CUT, até agora alinhada ao Planalto, ameaça mudar o tom, discutindo calendário de paralisações a partir do Dia do Trabalho” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Mais-valia
“É muita desoneração anunciada para o patrão. Precisamos pensar no trabalhador" - Vagner Freitas, presidente da CUT – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Line-up
“Lula avisou que não irá ao ato promovido pela CUT. Dilma enviará os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Manoel Dias (Trabalho) aos dois eventos do dia 1º de maio. Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) devem comparecer à festa da Força” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Três ministros da Fazenda
"Há hoje três ministros da Fazenda: o secretário do Tesouro, Arno Augustin, o secretário-executivo Nelson Barbosa e a presidente Dilma Rousseff” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Rusga
“Acho forte falar em uma crise entre Poderes. O que há são apenas rusgas entre setores do Congresso e do Supremo. Nas duas últimas décadas, houve momentos de tensão entre os dois. Uma crítica ao Congresso, ou um deputado criticando um ministro do STF. Mas não dá para falar em crise institucional. Há uma crise entre a deliberação do Gilmar Mendes e a decisão de uma comissão interna da Câmara” – Jairo Nicolau, cientista político – O Estado de S. Paulo, 28-04-2013.
Atabalhoada
“Tanto a deliberação da Câmara me pareceu um pouco atabalhoada, porque é um tema forte, que não foi discutido com a sociedade, como a decisão do Gilmar me pareceu excessiva” – Jairo Nicolau, cientista político – O Estado de S. Paulo, 28-04-2013.
Menos é melhor
“Às vezes, menos democracia é melhor para organizar uma Copa” – Jérôme Valcke, secretário-gral da FIFA – O Estado de S. Paulo, 28-04-2013.
Putin
“Quando se tem um chefe de Estado forte, que pode decidir, como Putin em 2018, fica mais fácil para nós” – Jérôme Valcke, secretário-gral da FIFA – O Estado de S. Paulo, 28-04-2013.
Alma
“O alimento para a alma é a ocupação do Ministério da Cultura” – Marta Suplicy, ministra da Cultura – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Fusca por Mercedes
"A linguagem não é tanto o modo de falar, é questão de conteúdo. Eu poderia muito bem cair numa teologia da prosperidade, mas a Igreja Católica não pode ir nesse caminho em que, se você der um Fusca pra Deus, ele vai restituir com uma Mercedes” – Reginaldo Manzotti, padre – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
Caríssimo
“O caríssimo Grêmio do caríssimo Luxa segue sem chegar à disputa de título algum, nem no estadual” – Juca Kfouri, jornalista – Portal Uol, 27-04-2013.
Quem não conhece...
“Mas certamente ele (Luxemburgo, técnico do Grêmio) dirá que o caminho agora está aberto para a Libertadores, que essas coisas pertencem ao futebol, que seu projeto está só no começo, que o time ainda não está entrosado etc etc e tal. Quem não o conhece que continue comprando” – Juca Kfouri, jornalista – Portal Uol, 27-04-2013.
Série D
“O Juventude, lembremos, está na Série D, do Campeonato Brasileiro” – Juca Kfouri, jornalista – Portal Uol, 27-04-2013.
Dois atrasos
“Felipão precisa se concentrar em tirar dois atrasos: o natural, de seu time, e o estrutural, como ideia de futebol” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-04-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU