Por: André | 16 Abril 2013
“Os Superiores da Congregação para a Doutrina da Fé na manhã do dia 15-04-2013, com a Presidência da Conferência de Lideranças de Mulheres Religiosas (LCWR) dos Estados Unidos. Também participaram da reunião Mons. Peter J. Sartain, arcebispo de Seattle e delegado da Santa Sé para a Avaliação Doutrinal da LCWR”, informou um comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé.
A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 16-04-2013. A tradução é do Cepat.
O arcebispo Gerhard Ludwig Müller, Prefeito deste dicastério, “dado que esta era sua primeira oportunidade para se encontrar com a Presidência da LCWR, manifestou sua gratidão pela grande contribuição das religiosas à Igreja nos Estados Unidos, como se pode ver especialmente nas numerosas escolas, hospitais e instituições de ajuda aos pobres que foram fundados e administrados por religiosos ao longo dos anos”.
O prefeito alemão, segundo o comunicado, destacou “o ensinamento do Concílio Vaticano II sobre a importância da missão dos religiosos na promoção de uma visão da comunhão eclesial fundada na fé em Jesus Cristo e nos ensinamentos da Igreja, como foi fielmente ensinado através dos tempos sob a guia do Magistério. Também bateu pé firme em que tanto a Conferência de Superiores Maiores como a LCWR existem para promover os esforços comuns entre os Institutos membros, assim como a cooperação com a Conferência Episcopal local e com os bispos em particular. Por esta razão, estas conferências se constituem e permanecem sob a direção da Santa Sé”.
Além disso, o arcebispo Müller informou à presidência da LCWR que “discutiu recentemente a Avaliação Doutrinal com o Papa Francisco, que reafirmou as conclusões da mesma e o programa de reforma para esta Conferência de Superiores Maiores”.
Por isso, conclui o comunicado, a Santa Sé espera “que esta reunião contribua para promover o testemunho integral das religiosas, baseado em um firme fundamento da fé e do amor cristão, com o objetivo de preservá-lo e fortalecê-lo para o enriquecimento da Igreja e da sociedade para as futuras gerações”.
***
A seguir publicamos a íntegra da nota da Sala de Imprensa do Vaticano sobre a reunião da Congregação para a Doutrina da Fé com a Conferência de Lideranças Religiosas dos Estados Unidos - LCWR, publicada no dia 15-04-2013. A tradução é de Luís Marcos Sander.
Eis a nota.
“Hoje, os Superiores da Congregação para a Doutrina da Fé se reuniram com a Presidência da Conferência de Lideranças das Religiosas (LCWR) dos Estados Unidos. O Arcebispo James Peter Sartain, arcebispo de Seattle, no estado de Washington, EUA, e Delegado da Santa Sé para a Avaliação Doutrinal da LCWR, também participou da reunião”, informa um comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé.
“Como essa foi a primeira oportunidade de se reunir com a Presidência da LCWR, o Prefeito da Congregação, Arcebispo Gerhard Ludwig Müller, expressou sua gratidão pela grande contribuição das religiosas à Igreja nos Estados Unidos, que se vê particularmente nas muitas escolas, hospitais e instituições de apoio aos pobres que foram fundadas por religiosas e onde elas atuaram ao longo dos anos.
“Depois, o Prefeito destacou o ensinamento do Concílio Vaticano II a respeito da importante missão dos religiosos de promover uma visão da comunhão eclesial fundamentada na fé em Jesus Cristo e nos ensinamentos da Igreja transmitidos fielmente ao longo do tempo sob a orientação do Magistério. Ele também enfatizou que uma Conferência de Superioras Gerais e Provinciais, como a LCWR, existe com a finalidade de promover esforços comuns entre seus institutos-membro e a cooperação com a Conferência dos Bispos local e com os bispos individualmente. Por essa razão, essas Conferências são constituídas pela Santa Sé e permanecem sub sua direção.
“Por fim, o Arcebispo Müller informou a Presidência que tinha discutido recentemente a Avaliação Doutrinal com o Papa Francisco, que reafirmou os resultados da Avaliação e o programa de reforma para essa Conferência de Superioras Gerais e Provinciais.
“A Santa Sé deseja sinceramente”, conclui a nota, “que essa reunião ajude a promover o testemunho integral das religiosas, baseado num firme fundamento de fé e amor cristão, de modo a preservá-lo e fortalecê-lo para o enriquecimento da Igreja e da sociedade em gerações vindouras.”
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
As religiosas dos Estados Unidos e o Vaticano. A primeira reunião no atual pontificado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU