20 Janeiro 2013
FSM
“Ao apropriar-se do Fórum Temático Social Mundial, transformando-o em atividade oficial e passando a controlá-lo, a prefeitura descaracteriza e mutila a iniciativa que tornou Porto Alegre “Capital do Mundo”. Por que confiscar a iniciativa independente de organizações sociais? O correto passado de José Fortunati como líder sindical está em desajuste com esse ato. É como o prefeito decretar que será padrinho de toda criança nascida no município só para mandar nelas!” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 20-01-2013.
De mudança?
“Nos bastidores da política de Porto Alegre, há uma interpretação para a decisão da CUT de se retirar do Fórum Social Temático, que ocorrerá na Capital no final de janeiro. Orientada pelo PT, a central sindical estaria tentando enfraquecer a realização de atividades do gênero em Porto Alegre. Tudo porque os petistas teriam uma estratégia para levar o Fórum Social Mundial para São Paulo, agora comandada por Fernando Haddad (PT)” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 20-01-2013.
Hecatombe
“A grande hecatombe do poluído Rio dos Sinos, em 2005, atravessou o final do governo Rigotto, toda a gestão de Yeda Crusius e dois anos de Tarso, sem encaminhamento concreto que integre a indústria, principal responsável pelo horror” – Flávio Tavares, jornalista – Zero Hora, 20-01-2013.
Galeguinho
“Pois é, deputado Henrique Alves, o Brasil vive em pleno Estado democrático de Direito. Por isso estamos assistindo a essa sua patética candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Ainda que eleito para o cargo, a imagem de Vossa Excelência estará para sempre associada ao bode Galeguinho” - Francisco Eduardo Pacheco Hirashima (São Paulo, SP) – Painel do Leitor – Folha de S. Paulo, 20-01-2013.
PMDB chegando lá
"Nós nos preparamos para isso. Apesar de sermos o mais antigo partido em atividade, continuamos muito competitivos" – Valdir Raupp, senador, presidente do PMDB, comentando o fato de que a partir do mês que vem, o partido será o dono dos três postos da linha sucessória da presidente Dilma Rousseff: vice-presidente da República, presidente da Câmara e presidente do Senado – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
2014
“Queremos repetir a chapa presidencial em 2014 e, em seguida, preparar um candidato próprio à Presidência para 2018" - Valdir Raupp, senador, presidente do PMDB – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Impasse
"Ou a presidente resolve de vez esse impasse em relação à convivência com o Congresso ou passará a ser derrotada seguidamente" – Antonio Augusto de Queiroz, cientista político, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), afirmando que o fortalecimento do PMDB obrigará a presidente Dilma Rousseff a mudar radicalmente sua forma de conviver com o Congresso nos dois últimos anos de seu governo – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Sarney e o PT
"O senador José Sarney deve muito ao PT, que ajudou a eleger sua filha Roseana governadora do Maranhão, que ficou do seu lado quando ele passou pela crise dos atos secretos, que sempre lhe deu apoio. Ele nunca iria prejudicar a presidente. Tornou-se até seu conselheiro” – Antonio Augusto de Queiroz, cientista político, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Renan e o PT
"Apesar de Renan também dever gratidão ao PT, que o protegeu quando teve de responder a processo no Conselho de Ética por causa da suspeita de que tinha a pensão de uma filha paga por uma empreiteira, ele é muito mais independente. Não deixa uma desfeita sem resposta. Já impôs uma série de derrotas ao governo à frente da liderança do PMDB. A presidente precisa se lembrar disso” – Antonio Augusto de Queiroz, cientista político, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Marco Maia
"Estavam errados os que disseram que Marco Maia foi um entrave para a presidente Dilma. Ele fez tudo o que a presidente quis, adiou votação, sentou em cima de outros. Cadê a votação do fim do fator previdenciário, da Emenda 29? Marco Maia é petista histórico e não prejudicaria o governo de seu partido” – Antonio Augusto de Queiroz, cientista político, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Alves e os ruralistas
"Henrique Eduardo Alves – PMDB-RN não tem nenhum comprometimento com o Planalto. Foi ele quem comandou a reação dos ruralistas na derrota do governo durante a votação do Código Florestal" – Antonio Augusto de Queiroz, cientista político, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Em todas
“Causou desconforto entre ministros a divulgação de que, dias após Fernando Haddad convidar Lula para ampla reunião do secretariado, colegas da Esplanada estarão com o ex-presidente em evento de seu instituto, programado para amanhã, em São Paulo” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-01-2013.
Bloco na rua
“Auxiliares de Dilma Rousseff entendem que estaria em curso "intervenção" do petista, que também se reunirá com a presidente na sexta-feira. Confirmaram presença no seminário Celso Amorim (Relações Exteriores), Luciano Coutinho (BNDES) e Marco Aurélio Garcia, assessor especial” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-01-2013.
Augustin
“Hoje, é difícil encontrar alguém graduado no governo que não concorde com o seguinte diagnóstico: se Guido Mantega (Fazenda) cair, Arno (Augustin, secretário do Tesouro) será o colocado lá” – Natuza Nery e Sheila D’Amorim, jornalistas – Folha de S. Paulo, 20-01-2013.
“O secretário (Arno Augustin) ganhou fama por só mudar de opinião se for para concordar com Dilma. Não à toa, possui trânsito direto com o Planalto” – Natuza Nery e Sheila D’Amorim, jornalistas – Folha de S. Paulo, 20-01-2013.
Sem partido
“Era do MDB nos anos 70. Votei no Lula em 2002, fui super petista nos anos 80. Mas aí veio o mensalão. Fiquei muito decepcionada. Desde 2005, só voto nulo” – Ivana Arruda Leite, socióloga – O Estado de S. Paulo, 20-01-2013.
Junto e misturado
“Todo brasileiro mistura as religiões. A minha é o candomblé, mas também frequento igreja e cultuo santos como São Jorge. Casei com a Babi sob a bênção do budismo, igreja messiânica, candomblé” - Arlindo Cruz, que fará show, segunda, em favor da tolerância religiosa, na Cinelândia, em evento da Globo Rio – O Globo, 19-01-2013.
Frases do sábado, 19-01-2013
Natural
"Já temos a Habitação nos governos federal e municipal. Nada mais natural que tenhamos a estadual também" – Jesse Ribeiro, secretário-geral do PP em São Paulo, resumindo a lógica que os malufistas fizeram chegar ao Palácio Bandeirantes – Folha de S. Paulo, 19-01-2013.
Pobreza
"Temos o objetivo de acabar com essa pobreza extrema até 2014. É óbvio que não vai ser no dia 31 de dezembro de 2014. Vamos acabar com a pobreza extrema na maioria dos Estados do Brasil ainda no ano de 2013 e vamos completar esse processo de tirar da pobreza no início de 2014. É possível e vai ser feito" – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 19-01-2013.
Alegres
“O Piauí demonstra, e demonstra de uma forma muito forte, que o Brasil mudou. E o Brasil mudou quando a gente olha, e a gente vê as pessoas aqui do Piauí. São pessoas bonitas. Quando as coisas melhoram e mudam, as pessoas ficam mais saudáveis e mais alegres" – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 19-01-2013.
Indenes
“O Brasil é Lúdico! Olha a placa no banheiro de um advogado: "Por favor, mantenham o piso e a bacia indenes, impolutos e imaculados. Se acontecer usar papel higiênico, deem descarga suficiente para que no vaso reste apenas e somente água pura" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-01-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU