15 Janeiro 2013
Desconhecimento
“Quem postula dirigir um colegiado com 513 deputados não pode alegar desconhecimento sobre emendas que beneficiam seu assessor” - Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ, sobre empresa de funcionário de Henrique Alves (RN) ter recebido recursos de emendas do peemedebista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Desaforo
Para uma noite em Brasília - vá lá, eventualmente duas - reformar os 463 apartamentos (da Câmara e do Senado) e modernizar-lhes os equipamentos domésticos é, para dizer o menos, desaforo com a população que paga impostos porque trabalha” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Exploração
“E exploração desumana dos que sofrem as consequências de falta de emprego, falta de moradia menos humilhante, falta de atendimento à saúde - e excesso de tolerância” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
“No Senado, tivemos senadores recebendo cerca de meio milhão para cobertura de pequenos gastos no correr do ano” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Raia miúda e graúda
“Na concepção aparentemente majoritária do exercício parlamentar, manobras imorais com o dinheiro do Orçamento são credenciais, e não fatores depreciativos. São de interesse de toda a raia miúda e inúmeros na raia graúda” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Dito
“O único efeito possível (das denúncias) sobre a candidatura de Henrique Alves depende da atitude de Dilma Rousseff, preservando apesar de tudo ou retirando-lhe o apoio do governo. "Nenhuma complacência com a corrupção", tem dito a presidente. Dito” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Crescimento
“A taxa de crescimento de 2013 está inteiramente nas mãos do governo: no reconhecimento de que, ao longo dos anos, ele destruiu a sua capacidade de projetar e executar investimentos” – Antonio Delfim Netto, economista – Valor, 15-01-2013.
Em troca de nada
“É pena que o governo perca credibilidade em troca de nada, como, por exemplo, estimular a contabilidade "criativa", pois um superávit primário de 2% do PIB faz todo o serviço de que precisamos” – Antonio Delfim Netto, economista – Valor, 15-01-2013.
Espertezas
“Trata-se de uma sucessão de "espertezas" capazes de destruir o esforço de transparência que culminou na magnífica Lei de Responsabilidade Fiscal, duramente combatida pelo Partido dos Trabalhadores na sua fase de pré-entendimento da realidade nacional, mas que continua sob seu permanente ataque” – Antonio Delfim Netto, economista – Valor, 15-01-2013.
Pibinho
“Amaury Jr. tuitou que "a Flórida vai ser o mais novo Estado da federação brasileira, o 28º. Os brasileiros desbragadamente nas compras". É O PIBINHO!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
“Brasileiro compra até lata de ervilha em Miami!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Gol contra
“Se o Itamaraty deixou a bola Chávez com Dilma e Garcia, agora faz gol contra ao conceder passaporte diplomático para os criadores e líderes de uma tal Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro e Franciléia de Oliveira. Qual o sentido?” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
“O Itamaraty tem razões que a própria razão desconhece (a regalia vale para todas as igrejas?), mas acertaria mais se invertesse, assumindo a questão venezuelana e dizendo "não" para pastor investigado” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
Rédea curta
“Na conversa de ontem com Temer, Dilma Rousseff quis saber em que pé está a disputa na liderança do PMDB na Câmara. O vice prometeu à presidente que terá "controle absoluto" sobre os movimentos do sucessor de Henrique Alves (RN). Estão no páreo Eduardo Cunha (RJ), Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS)” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
No mais
“O PT faz dez anos no poder. Mas a festa é... do PMDB. Tem a vice-presidência da República e, a partir de fevereiro, deve presidir a Câmara e o Senado. Ou seja, terá três dos principais cargos na hierarquia republicana” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 14-01-2013.
Ato...
“Depois do protesto de petistas, líderes da Igreja Católica contestam critérios de escolha dos subprefeitos em São Paulo. "Não pode ser um burocrata que pega o carro às 17h e vai embora pra casa. Fernando Haddad prometeu que seria alguém do bairro, para motivar a comunidade local", diz o padre Antonio Marchioni, o Tição” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
... de contrição
“O prefeito nomeou para a administração regional de Ermelino Matarazzo, área de atuação do padre, Cláudio Toshio Itinoshe, que mora na Mooca” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-01-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU