30 Outubro 2012
Aliança
"Queremos que o PSD esteja também na aliança nacional em 2014" – Rui Falcão, presidente nacional do PT – O Estado de S. Paulo, 30-10-2012.
Voo solo
“Auxiliares de Dilma Rousseff dizem que o PSD pode levar a nova pasta de Micro e Pequenas Empresas. Emissários do partido, no entanto, manifestam interesse na Aviação Civil” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
13 ou 45?
"Kassab está tão à vontade que só falta confessar que votou no Haddad" – piada entre petistas durante ligação do prefeito para parabenizar o petista eleito, ainda na noite de domingo – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Bem feito
“Se morasse em São Paulo ou em Salvador, Caetano Veloso estaria agora comemorando a vitória de Fernando Haddad ou de ACM Neto, respectivamente. Como tem domicílio eleitoral no Rio, não elegeu ninguém de novo!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 30-10-2012.
Barriga de aluguel
“Dilma tem dito a amigos que o PSB de Eduardo Campos terminou sendo uma espécie de barriga de aluguel para candidatos do partido próximos de Aécio Neves e Geraldo Alckmin” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 29-10-2012.
Ou seja
“Muy amigo” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 29-10-2012.
No mais...
“Quatro ferrenhos críticos de Lula na época do mensalão — Eduardo Paes, Gustavo Fruet, Arthur Virgílio e ACM Neto — foram eleitos prefeitos. Isso significa que... não sei” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 29-10-2012.
“Agora, tem uma coisa interessante: os quatro protagonistas daquela CPI hoje são prefeitos: Eduardo Paes, Gustavo Fruet, Arthur Virgílio e ACM Neto” – ACM Neto, prefeito eleito de Salvador – DEM – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Em tempo
“Paes e Fruet foram eleitos com o apoio de... Lula” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 29-10-2012.
Ladrões do povo
“Dilma ainda não confirmou se vai à posse de Joaquim Barbosa na presidência do STF dia 22 de novembro. Mas dez moradores da favela Dilma Rousseff, localizada na divisa de Campo Grande com Nova Iguaçu, no Rio, irão de ônibus a Brasília carregando a seguinte faixa: “Ministro, desejamos saúde e contamos com o senhor para prender os ladrões do povo” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 29-10-2012.
Aliás
“Se Dilma Rousseff concordar em renegociar a dívida da prefeitura de São Paulo, como quer Fernando Haddad, terá de abrir também uma negociação com os Estados, única forma de o Rio Grande do Sul equilibrar suas finanças” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 30-10-2012.
Alternância
“Desconfio que a tão louvada alternância no poder, fundamental na democracia, tenha mais a ver com ciclos econômicos do que com propostas e o debate de ideias” – Helio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Traição
“O PSB e seu grande líder, o governador Eduardo Campos (PE), mantêm as vantagens e luxos de quem está casado com o poder, mas já se preparando para fazer o inverso do PSD de Kassab: trair o PT com o amante PSDB. Possivelmente, não ainda em 2014, mas já em 2018. Tudo é questão de oportunidade” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Espólio
“O PSDB é um aliado excelente (para o PSB), porque é o partido mais forte da oposição e está cada vez mais fraco. Aos 70 anos, Serra, derrotado para a Prefeitura de São Paulo e com alta rejeição dentro e fora do partido, não tem mais vez. Alckmin já não deu para o gasto em 2006. E Aécio, hibernando no Senado, é uma incógnita. Sem os três, não sobra ninguém no PSDB e na oposição que seja ao menos visível a olho nu para 2014 e 2018. É esse espólio que Eduardo Campos trabalha e cobiça” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Pulgas
“Quando Aécio e Campos se abraçam e despejam milhares de pulgas atrás das orelhas de Lula, Dilma, Serra e Alckmin, o mineiro se sente esperto como o avô Tancredo, imaginando que é ele quem vai colher os frutos. Há controvérsias. Não é Campos quem faz o jogo de Aécio, é Aécio quem está fazendo o jogo de Campos” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Muro
“Um dos muros mais impressionantes de São Paulo é aquele que isola seus intelectuais do debate sobre os rumos da maior megalópole do hemisfério Sul” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Águas turvas
“A aproximação do PRB com Geraldo Alckmin deixou o ministro Marcelo Crivella (Pesca) na linha de tiro. O Planalto reprova o alinhamento do partido ligado à Igreja Universal com o PSDB, com vistas a 2014” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Próxima esquina
“A primeira saia justa da administração Fernando Haddad (PT-SP) pode ocorrer já no primeiro mês de seu mandato. Em janeiro, ele pode ter que tocar adiante processo para recuperar U$ 22 milhões que teriam sido desviados da administração paulistana para contas ligadas a familiares de Paulo Maluf no exterior” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Para valer
“O caso corre em Jersey e a prefeitura, que move a ação, aguarda para os próximos dias a sentença final da Justiça da ilha. Caso ela reconheça as acusações e decida pela devolução dos recursos, a equipe de Haddad terá que acionar o STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que a sentença seja reconhecida e executada no Brasil” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Festa
“Maluf, que apoiou e ontem foi à celebração de Haddad num hotel em SP, nega ter conta no exterior. Diz que nem ele nem o filho Flávio Maluf são réus em processo na ilha de Jersey e que a prefeitura não seria parte legítima na questão. Isso porque as obras citadas na ação foram feitas pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), e não diretamente pela administração” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Eu chego lá
“ACM Neto (DEM-BA), prefeito eleito de Salvador, tem um sonho: ser presidente da República. Foi o que ele disse à Folha em 1999, quando dava os primeiros passos na carreira. "Esse tem que ser o sonho de todo o político." O avô apoiava. "Ele compactua. Se você perguntar isso, ele vai responder a mesma coisa. Que o sonho de todo o político é ser presidente." – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Só Deus
“Neto, que sai da eleição como político de maior destaque e aposta futura do DEM, declarava já então sua vocação. "A política é apaixonante. A política é um caminho irreversível. A gente sabe que entrou e não para. Só para quando Deus quiser." – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
Ou vai...
“Além de avaliar o resultado do PSDB no segundo turno, Lula combinou em conversa com Dilma Rousseff que procurará em breve o governador Eduardo Campos (PSB) para uma conversa, nas palavras de auxiliares, "de pai para filho'' – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012
... ou racha
“Os petistas querem saber do governador qual o seu plano para 2014. Dilma está disposta a ampliar o espaço do PSB no governo. Só não negocia o posto de vice, que será de Michel Temer” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012
Poste
“E o Haddad: "Sou o segundo poste do Lula". E qual o primeiro cachorro que vai inaugurar o poste? Rarará! O Lula vai abrir uma fábrica de poste, é isso?” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
“Adorei a charge do Pelicano com o Serra com um galo na cabeça: "Trombei com um poste" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012
Quites
“Ficamos quites: ganhamos um Maluf, mas nos livramos de um Malafaia!” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-10-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU