10 Outubro 2012
Hipocrisia
“Minha sede de justiça, que não se confunde com o ódio, a vingança, a covardia moral e a hipocrisia que meus inimigos lançaram contra mim nestes últimos anos, será minha razão de viver” – José Dirceu, ex-ministro do governo Lula – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Espetáculo
"Uma coisa é a transparência, outra é o espetáculo. Não sei se faz bem à democracia. (...) Então o ministro Ricardo Lewandowski [revisor] está proibido de ter opinião jurídica diferente de Joaquim Barbosa [relator], porque um virou herói? Lewandowski é um dos 11 integrantes. Então tudo o que falar está contaminado, porque não está no senso comum do que todo mundo pensa? Então vamos fazer justiça com as próprias mãos" – Jacques Wagner, governador da Bahia – PT – Valor, 10-10-2012.
Noite escura
"É a sensação de estar numa noite escura e de ser condenado injustamente. A coragem é que dá sentido à luta pela liberdade” – José Genoíno, ex-presidente nacional do PT – O Estado de S. Paulo, 10-10-2012.
AI
"É a crônica de uma condenação (de José Dirceu) anunciada há sete anos. Trata-se de um Ato Institucional que não é percebido. Estamos ao sabor de qualquer acusação baseada em testemunho” – Luiz Carlos Barreto, cineasta e produtor – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Lei
"O STF decidiu aplicar a lei, que não exige atos de ofício, documentos assinados, gravações para se condenar. Essas exigências têm como fim assegurar a impunidade de poderosos” - Demétrio Magnoli, sociólogo – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Luz apagada
“Réus do mensalão responsabilizam Dirceu pelo desfecho do julgamento. Eles achavam que a única saída para evitar uma condenação em massa era lutar pelo desmembramento do processo -o que faria com que não fossem julgados em grupo no STF, e sim por juízes de primeira instância. A mídia não jogaria tanto holofote sobre o caso. Dirceu foi contra” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Kit gay
“Kit gay' será em 2012 o aborto de 2010” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
“Assim como em 2010, a pauta religiosa está de volta aos palanques” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Plural
"Quero que meu sindicato seja plural, com participação de qualquer corrente política. Por isso posso optar por Fernando Haddad" – João Carlos Juruna, secretário-geral da Força Sindical, declarando apoio ao petista, contra a orientação do seu PDT, que anunciará adesão a Serra – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Chifre
“Avisa pro Tufão que o chifre é próprio do homem, o boi usa de intrometido!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Apuração
“Eu gostava quando tinha A Marcha das Apurações! Com o Brizola pedindo recontagem” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 10-10-2012.
Vasto mundo
“A nova classe média brasileira está eufórica: já não precisa mais de visto para visitar Letônia, Malta, Chipre e Estônia!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 10-10-2012.
A fila andou
"A Interpol suspendeu os mandados de prisão contra guerrilheiros das Farc colombianas. Paulo Maluf continua na lista de procurados!" – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 10-10-2012.
Poder misterioso
"Se o candidato a prefeito apoiado pelos Sarney em São Luís (MA) terminou o primeiro turno em quarto lugar, por que diabos a família continua mandando em alguma coisa no Brasil?" – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 10-10-2012.