08 Outubro 2012
Maluf ...
"Ele (Haddad) não me usou muito. Se usasse mais, estaria melhor na pesquisa” – Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo – PP – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
... comunista
"Eu não mudei. Eles mudaram muito. Ajudaram tanto as multinacionais, que eu me sinto comunista perto deles” – Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo – PP – explicando o apoio ao PT – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Coerência
“Faria exatamente o mesmo. Segui a política que defendo: a da coerência” – Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, falando da sua desistência à Vice na chapa de Haddad – O Estado de S. Paulo, 08-10-2012.
Esgotamento
“Estou convencida de que nosso sistema político se esgotou... Se continuar assim, ficará cada vez pior” – Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, falando da sua desistência à Vice na chapa de Haddad – O Estado de S. Paulo, 08-10-2012.
Palmeiras
"A população não está preocupada com isso [mensalão], o povo está preocupado se o Palmeiras vai cair e se Fernando Haddad vai ganhar" – Lula, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
“O povo é muito inteligente, sabe a diferença das coisas. O povo sabe o que é julgamento e o que é votação. O povo está querendo um prefeito que cuide de sua rua, seu bairro, sua vila, sua cidade. Fora disso o povo não quer saber se tem mensalão, sé é corintiano, se é santista, se é Palmeiras” – Lula, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Cautela
“Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), avalistas de Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba, avisaram a correligionários que a entrada de Dilma no segundo turno será definida em reunião amanhã. Seu oponente, Ratinho Jr., é do PSC, partido da base aliada” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Base
“Foi a vitória da base de Dilma contra o governador que optou por deixar o PSDB como coadjuvante da política paranaense” – Dr. Rosinha, deputado federal – PT-PR, sobre o revés de Beto Richa na capital, após vetar candidaturas tucanas nas quatro maiores cidades do interior – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Vida religiosa
"Tive de me afastar da vida religiosa, pastoral, porque é incompatível uma pessoa com tantos processos pregar no altar" - Carlos Alberto Rodrigues Pinto, ex-deputado e ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Cansaço
“Apesar de (Russomanno) ter morrido na praia, como se diz, não se exclui que o fenômeno Russomanno represente um sintoma - débil, ainda, e logo debelado - de um certo cansaço dos eleitores paulistanos com o fossilizado embate entre PT e PSDB” – editorial “Por um triz” – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Obrigatório
“Vendo a propaganda massiva de certos candidatos nas ruas, dá para imaginar o que aconteceria se o voto não fosse obrigatório: abuso do poder econômico para arregimentar eleitores dispostos a votar em em quem der mais. Outro risco do fim do voto obrigatório é a política passar a ser dominada pelas igrejas, com sua capacidade de arregimentar e de dominar por meio da lavagem cerebral” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 07-10-2012.
Gato por lebre
“A presença do vereador e suplente de Marta Suplicy no Senado, Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), na campanha do tucano José Serra, traduz a grave distorção que o atual modelo de suplência provoca na vontade do eleitor. A pessoa vota em Marta, do PT, mas acaba representada por um político que milita no campo adversário, do PSDB. E isso sem ter dado um único voto ao substituto, incluído na chapa por obra dos acertos entre partidos” – Dora Kramer, jornalista – O Estado de S. Paulo, 07-10-2012.
Colesterol
"Rotatividade é igual a colesterol: tem o bom e o ruim" - Rodolfo Torelly, diretor de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego - O Estado de S. Paulo, 08-10-2012.
Carona aérea
“Causou espanto entre passageiros da ponte aérea da Gol, na terça de manhã, uma fala do comissário durante o voo. Ele fez merchandising de um condomínio da Odebrecht em SP. A companhia aérea diz que a prática é aplicada desde 2002 como "mídia a bordo". Para a Anac, não há impedimento se o anúncio não for feito durante os avisos de segurança” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
O mal
“Tenho um profundo preconceito por quem acha que não existe o mal. Este tipo de antropólogo de boutique que confunde relativismo cultural com discussão moral séria” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
Utopia
“Melhor abrirmos mão da ideia de utopia. Quanto mais rápido desistirmos de um mundo melhor, mais rápido perceberemos que a consciência, de fato, é um ônus” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
“O desafio hoje é pensar sem utopias” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-10-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU