01 Outubro 2012
Homem-máquina
"Há 6 bilhões de celulares, 1 bilhão de smartphones, uma criança na África tem mais poder na sua mão que o presidente dos Estados Unidos tinha 15 anos atrás, em termos de acesso ao conhecimento e à informação. Indivíduos, jovens, têm o poder de mudar o mundo. Não é uma abstração. E as máquinas não estão lá fora com sua própria cultura. Nós já somos uma civilização homem-máquina” - Ray Kurzweil, inventor e impulsor da inteligência artificial há mais de 30 anos – Folha de S. Paulo, 0-10-2012.
Religião radical do indivíduo
“Deixamos a era da religião estatal, o que não ocorreu no islã. Mas não atingimos, e talvez nunca atingiremos, a era da religião radical do indivíduo, em sua relação direta e particular com o divino. Talvez porque isso signifique, na prática, a morte da religião” – Vinicius Mota, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-10-2012.
Malafainhas
“A Assembleia de Deus Vitória em Cristo, comandada pelo pastor Silas Malafaia no Rio, abriu processo de seleção para sua Escola de Líderes. São 650 vagas para pastores com cônjuges, 700 para os sem cônjuge e mil postos para "jovens com vocação ministerial". Os cursos acontecem em dezembro em Águas de Lindoia (SP)” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-10-2012.
Bento lá
“O conselho da Jornada Mundial da Juventude, que trará o papa Bento XVI ao Rio em 2013, já se prepara para um "boom" da fé. Está fazendo treinamentos para realizar entre 800 e mil catequeses em 400 paróquias” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-10-2012.
Aniversário
“Eu sabia que esse negócio de fazer aniversário todos os anos iria dar nisso: acabei envelhecendo. Às vezes, me pego pensando no que vou ser quando crescer e me dou conta de como minhas opções diminuíram. Não tenho mais idade para ser nada” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 01-10-2012.
Papa
“Só me animo quando vejo uma lista de prováveis candidatos a sucessor do papa. A idade média deles é 70. Ser papa é uma das poucas coisas a que eu ainda posso, realisticamente, aspirar. Mas minha única credencial para o cargo é a idade. Não sou cardeal, não sou nem praticante” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 01-10-2012.
Fatiota azul
"Devo ter deixado minha fé no bolso da fatiota azul, de calças curtas, com que fiz minha primeira comunhão. E a única coisa de que me lembro do evento, além da fatiota (e da gravata prateada!), não é a emoção de receber a hóstia e o rito eucarístico, são os doces que tinha em casa, depois. Acho que foi ali que fiz a minha opção preferencial pela perdição" – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 01-10-2012.
Panteísmo urbano
"Invejo quem tem fé, mas não posso deixar de pensar que a minha religião particular, uma espécie de panteísmo urbano (devoção por pastéis e boas livrarias e a crença de que há um deus, sim: o deus do oboé, que além de ser um instrumento divino é o que afina todos os outros), é a única sensata, em meio ao que não deixa de ser – se bem examinada – uma crise mundial do monoteísmo" – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 01-10-2012.
Tv da pré-história
“O fogo era, de certa forma, a televisão da pré-história – com uma programação muito melhor” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 30-09-2012.
Frases do domingo
Pena
“Não tenho medo de morrer, tenho pena. A vida é tão boa” – Hebe Camargo, em abril passado – O Estado de S. Paulo, 30-09-2012.
Erro de avaliação
"Lula dizia que a candidatura Russomanno era importante. Pelas contas dele, a gente poderia ir a 10%, quem sabe até a 15%" – Marcos Pereira, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, licenciado, presidente do PRB – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
"As previsões não se confirmaram. Todos os analistas acreditavam que ele cairia assim que começasse o horário eleitoral, mas isso simplesmente não aconteceu" - Antonio Donato, chefe da campanha de Haddad, candidato a Prefeito de São Paulo – PT – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Todo mundo errou!
"Talvez a gente tenha subestimado o nível de descontentamento da população. Todo mundo errou" – Edson Aparecido, deputado, coordenador da campanha de José Serra, candidato a Prefeito de São Paulo – PSDB – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Rainha
"Na mitologia política e sentimental brasileira [há] uma imensa cadeira vazia", a "cadeira da rainha" – João Santana, marqueteiro – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Mãe, rainha, gerente
“Fazer política ou políticas públicas por meio de broncas mistura um pouco as estações da intimidade (da casa, "do lar") com a esfera pública. Mãe, rainha, presidente, gerente” - Vinícius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Ritual primitivo
“De minha parte, como bom judeu ateu, poupei meus filhos desse cruento ritual primitivo, mas, diferentemente de certos grupos religiosos, não pretendo que minhas escolhas pessoais sejam universalizáveis” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Ibope
“Na contramão de Alexandre Padilha (ministro da Saúde), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Aloizio Mercadante (Educação), Guido Mantega (Fazenda) e Celso Amorim (Defesa) não receberam nenhum pedido para gravar vídeos de apoio a candidatos petistas” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Vai sobrar
“Ministros de Dilma estão preocupados com o "clima de turbulência'' que poderá se instalar no Congresso no ano que vem após as condenações de parlamentares no mensalão” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Tufão
“Deputados que devem ser cassados, como João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), têm grupos dentro das bancadas, e o Planalto teme enfrentar rebelião em matérias-chave” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Divindades
"Nós sempre soubemos que os juízes e os ministros não são divindades. Pena que eles só descobriram agora” – Miro Teixeira, deputado federal – PDT-RJ, sobre os recorrentes desentendimentos entre membros do STF durante o julgamento do mensalão – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Homofobia
“A ida de Marta Suplicy para o Ministério da Cultura deflagrou uma disputa tão renhida pela relatoria do projeto que criminaliza a homofobia, que o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos já cogita avocar a função para si ou mesmo deixar que a comissão especial que elabora o novo Código Penal cuide do assunto. Disputam a função que era de Marta, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o senador Magno Malta (PR-ES), evangélico e notório adversário da proposta. Também do PR, Antonio Carlos Rodrigues, suplente de Marta, é contra a criminalização” – João Bosco Rabello, jornalista – O Estado de S. Paulo, 30-09-2012.
Linha dura
“Apoiar a homossexualidade é coisa de capitalistas de linha dura” – Mahmoud Ahmaninejad, presidente do Irã, em entrevista à CNN, de Nova York, onde estava para participar da Assembleia-geral da ONU – O Estado de S. Paulo, 30-09-2012.
Na cruz
“Mexer com símbolos religiosos é sempre polêmico. Cartuns com Maomé criaram problemas sérios nos países muçulmanos e, por aqui, a CNBB criticou a capa da "Placar" com Neymar crucificado por "ridicularizar a fé" com "mera finalidade comercial". Se a ideia era provocar, ponto para a revista” – Suzana Singer, ombudsman – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Kaká
“Kaká terá apenas 32 anos na Copa do Mundo no Brasil, e Mano Menezes faz muito bem em apostar nele, um risco grande, mas menor do que Luis Fabiano ou Fred. Já pensou se Kaká se recupera, se Ganso também e se Ronaldinho continua jogando bem? Dará para encarar qualquer um” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Dunga e Mano
“Dunga ganhou tudo menos a Copa. Vai que Mano não ganha nada, só a Copa...” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
Pavé
“O Ronaldo tem cara de quem assalta a geladeira pra comer aquele pavê de padaria de anteontem! Ronaldo tem que aprender: rico só come alface!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 30-09-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU