07 Setembro 2012
Piloto
“Não parece, mas sou petista e grata a meu antecessor. Eis a mensagem, rica em ambivalência, que emerge da crítica da presidente Dilma Rousseff ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no domingo passado, nos jornais "O Globo" e "O Estado de S. Paulo" – editorial “Na cadeira do piloto” – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Enxergou a mudança
“Acabou o ambiente de milagre espontâneo que beneficiou Lula. A renda nacional não brotará mais da mera elevação dos preços dos produtos básicos que o Brasil exporta. Ou se amplia a oferta de bens produzidos aqui, o que pressupõe um salto de eficiência na indústria e no setor público, ou estaremos condenados a mais um ciclo longo de crescimento medíocre. Dilma Rousseff, aos solavancos, enxergou essa mudança porque está sentada na cadeira do piloto” – editorial “Na cadeira do piloto” – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Decisiva e pragmática
“A presidente tornou-se a mais decisiva e pragmática liderança do PT - entendeu que, do sucesso de seu programa de acelerar o crescimento, cujo pressuposto é infligir derrotas pontuais a interesses petistas e selar alianças novas e firmes com o empresariado, depende o futuro do partido no poder federal” – editorial “Na cadeira do piloto” – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Nacionalismo e disciplina
“Pode parecer estranho, mas Dilma tem pontos em comum com os militares: o nacionalismo e a disciplina. Militar não faz greve (como os policiais têm feito) e cumpre metas - de prazos e de preços. Coisas raras” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Ciúmes
“O tratamento de Dilma aos militares causa ciúmes, especialmente na Polícia Federal, que disputa com o Exército a coordenação da segurança na Copa e na Olimpíada” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Recado
“Em recente reunião com ministros civis, a presidente elogiou o Exército e chamou o general Enzo Peri ao Planalto para expor a operação militar que, segundo ele, impediu ao menos 40 ataques cibernéticos graves durante a Rio+20. Os presentes captaram o recado” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Édipo e Antígona
“Lula não é Édipo, nem Cármen Lúcia, Antígona, mas o esquema das tragédias ensina que a tensão entre justiça, que opera numa dimensão psicológica, e lei, imposta externamente a todos, é um problema que nos atormenta desde sempre. O mais próximo de uma solução que me ocorre é a lição de Charles de Gaulle, que teria dito que homens públicos têm o dever de ser ingratos” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Bode expiatório
“O senador Jorge Viana (PT-AC) e o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) saíram chamuscados no episódio do Código Florestal. Responsáveis pela costura do acordo na comissão especial, que acabou sendo desautorizado pela presidente Dilma, viraram alvo de críticas pelos corredores do Planalto” – Carolina Bahia, jornalista – Zero Hora, 07-09-2012.
Doente?
"A viagem foi cancelada por ordem médica, pois Lula não está bem de saúde. Os médicos constataram que sua imunidade se deteriorou" – Wellington Dias, senador – PT-PI, cuja versão foi duplamente desmentida pela assessoria de Lula: nem o ex-presidente participaria do ato de campanha nem está doente – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
Reza
"Resolvemos fazer uma grande corrente de orações na cidade inteira pedindo para que ele se recupere logo” – Wellington Dias, senador – PT-PI – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
Osama e GM
"Barack Obama é nosso presidente porque tem coragem de tomar decisões difíceis. Lembrem-se: Osama bin Laden está morto e a General Motors está viva” – Joe Biden, vice de Obama, presidente dos EUA e candidato à reeleição – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Feriadão
“Ele pensava nisso ainda há pouco, entediado ao volante: "Se houver vida inteligente em outros planetas, será que os extraterrestres estão agora mesmo estudando o comportamento humano nos feriadões?" Morria de vergonha só de pensar!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
“Imagine alguém alheio à espécie bisbilhotando o que leva dentro cada um dos milhões de automóveis se arrastando desde ontem que nem cobra pela estrada afora, em busca de felicidade coletiva para seus ocupantes em êxtase” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
“Daqui a dois dias, estarão quase todos simultaneamente de volta ao ponto de partida - alguns mais afoitos morrem nos atropelos do caminho! Nem a vida das formigas, convenhamos, é tão fascinante ao olhar distanciado do pesquisador” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
Fadiga de material
“Quinze contusões após o início da relação com Barbara Berlusconi, Alexandre Pato terminou namoro que já durava um ano e meio. Parece que o músculo adutor da coxa do atacante não aguentou!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-09-2012.
Cocô na avenida
“Hoje é dia de ver cavalo fazendo cocô na avenida” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Independência...
“Um amigo meu chegou em casa, gritou "Independência ou Morte!" e largou a mulher!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Ré na caravela
“Ops, nada disso! Levantou a espada, gritou "Independência ou Morte!" e declarou o Brasil independente de Portugal! Só que os portugueses voltaram. Com tudo: compraram telefonia, hotéis, praias. É o que se chama de reintegração de posse. Rarará! Os portugueses deram ré na caravela!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
Bar do Kassab no RN
“Encontrei um bar ótimo pra assistir o Brasileirão. Fica em Mossoró (RN): "Grite com moderação. Proibido falar palavrão. Proibido bater nas mesas. Proibido assobiar". É o bar do Kassab?” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 07-09-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU