20 Julho 2012
A raposa e as uvas
“A fábula da raposa e as uvas é um dos textos de maior sucesso no governo. Quando o PIB cresce, é trombeteado como prova "de que nunca antes nesse país", etc. Quando cai, perde importância porque o essencial é cuidar das criancinhas, que num passado não muito distante éramos acusados de comê-las” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 20-07-2012.
Banho nu
“Dizem os economistas que na maré alta todos se movem com facilidade, mas quando ela baixa descobrimos quem tomava banho nu. Agora que a maré baixou, diante da nudez de pouco adianta o argumento da beleza interior. É preciso coragem e boas ideias para um mundo em transição. Anos de poder amolecem e deformam quem se aproveita dele. Onde está a energia para um novo tempo?” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 20-07-2012.
Agiotagem
“Enquanto a Selic, a taxa básica, desce a patamares civilizados (cerca de 3% ao ano, em termos reais), os juros do financiamento rotativo do cartão alcançam 323% anuais. Que nome dar a isso? Agiotagem parece pouco” – Marcos Augusto Gonçalves, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-07-2012.
Desmonte
“Está clara a disposição em prosseguir com o desmonte da tessitura legal que possibilita a gestão ambiental do país. Aos amigos, tudo; aos inimigos, nem mesmo a lei. "Inimigos" são os que questionam a obsessão de trocar riquezas ambientais por ganhos imediatos de alguns negociantes” – Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente – Folha de S. Paulo, 20-07-2012.
Pergunta
“A minha pergunta é por que o d. Eugênio (morto no último dia 9, aos 91 anos) fez isso para estrangeiros e não fez para brasileiros? Essa é a minha pergunta” – Frei Betto, escritor – IG, 19-07-2012.
Tela quente
“Final feliz para o operador de áudio demitido por justa causa após exibir DVD erótico na... Basílica de Aparecida. O TST decidiu: ele receberá tudo que tem direito. O rapaz afirmou que a “obra” estava sem identificação. O constrangimento só não foi maior, segundo ele, porque apenas o menu do filme foi exibido, além da mensagem “Faça sexo seguro, use camisinha”. Meno male” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 20-07-2012.
Nem aí!
“Maradona chamou Riquelme de "traidor" por deixar o Boca Juniors! Para a maioria dos argentinos, isso quer dizer o seguinte: nada, rigorosamente nada! Pelo menos em Buenos Aires, as pessoas estão muito mais preocupadas com as medidas protecionistas de Cristina Kirchner contra a importação dessas máquinas de fazer pipoca em cinemas” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 20-07-2012.