02 Mai 2012
Felizes
“"Estamos felizes. No 1º de Maio na Europa, os trabalhadores estão fazendo protestos e aqui o clima é outro, de pleno emprego, economia crescendo e distribuição de renda. Mas ainda temos de incluir 16 milhões de brasileiros no mercado interno" – Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência – Valor, 02-05-2012.
Falta Marx
"Precisava baixar juros. Reduzir taxa de juros sempre foi aspiração de todos. Tem de ir com jeito. Não pode encurralar o sistema financeiro" – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 02-05-2012.
"Não pode cercear demais. Eles [o governo] custam a entender o papel da finança porque não leram Marx. Se tivessem lido, entenderiam. Pensam que é capital não produtivo. Mas é o coração do sistema. Não pode fazer uma operação cardíaca a frio" – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 02-05-2012.
Explosiva
"Muito complexa, explosiva, e que vai exigir muita atenção das pessoas ligadas ao mundo da política" – Marco Maia – PT-RS – presidente da Câmara, referindo-se à CPI que inicia seus trabalhos no dia de hoje – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Arma
"Tem muita gente tentando usar a CPI como arma eleitoral. Não vamos deixar" - Jilmar Tatto (SP), líder do PT na Câmara – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Melhor coadjuvante
“Entre as revelações surpreendentes divulgadas em fotos e vídeos das viagens oficiais ao exterior da comitiva do governador Sérgio Cabral, chama a atenção a disposição pro balacobaco do secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes. Aqui no Brasil, o cara só fala sobre epidemia de dengue, falta de esparadrapo... Lá fora, ele vira praticamente outra pessoa!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Herança de dois gumes
“A escolha de Brizola Neto para ministro do Trabalho dividiu opiniões entre os que acham que ele tem um nome a zelar e os que consideram essa responsabilidade o mais preocupante no rapaz. Vai que ele traz de volta aquele papo do avô sobre perdas internacionais!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Jogando pra galera
“Em seu pronunciamento alusivo ao Dia do Trabalho, Dilma Rousseff deu o que o pessoal da Fifa chama de "chute no traseiro" dos grandes bancos. Agora é só esperar por novo recorde de popularidade da presidente” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Compromisso
“A presidente respeita o Legislativo, mas não podemos permitir uma anistia a quem desmatou. É muito provável que ela honre esse compromisso. A preocupação principal é obrigar quem desmatou a reflorestar” – Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência – Valor, 02-05-2012.
Aí tem!
“É comum no Brasil preso escapar da cadeia até pela porta da frente, mas fuga de cego, ainda que em prisão domiciliar, francamente, só na China! O ativista Chen Guangcheng ainda pulou muro de 2 metros para chegar à Embaixada dos EUA em Pequim” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 02-05-2012.
Não colou
“Dos 26 maiores sindicatos da CUT, apenas seis aderiram à campanha da central contra a cobrança do imposto sindical. Entidades de peso como o Sindicato dos Petroleiros e o dos Químicos preferiram ignorar a bandeira, carro-chefe do 1º de Maio” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
Um Brizola
“Não é o que partido queria, mas é o que eu prefiro” – Dilma Rousseff, presidente da República, referindo-se ao novo ministro do Trabalho – Zero Hora, 01-05-2012.
“Mas o mais importante é o sobrenome dele (no novo ministro do Trabalho). Para Dilma, é um símbolo forte ter um neto de Brizola como ministro do Trabalho” – um assessor palaciano – Zero Hora, 01-05-2012.
“Desde o governo Lula – e mais ainda no atual governo –, há um encontro com o trabalhismo histórico de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, líderes que nasceram aí no Rio Grande do Sul” – Brizola Neto, novo ministro do Trabalho – Zero Hora, 01-05-2012.
Aposta de risco
“O tempo dirá se Dilma Rousseff cometeu um erro político monumental ao indicar Brizola Neto para o Ministério do Trabalho, desprezando o deputado Vieira da Cunha, como avaliam antigos companheiros dela no PDT. A estratégia da presidente é, no mínimo, arriscada para quem precisa de votos no Congresso” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 01-05-2012.
Pesca
“O pior é que ninguém sequer notava que o Ministério do Trabalho estava acéfalo. Como o mundo, o Brasil e as relações trabalhistas evoluíram tanto, a pasta se tornou quase tão desimportante quanto a da Pesca. Ambas só são úteis para alimentar tubarões e apoios políticos” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
Trabalho árduo
“Dilma Rousseff levou 5 meses para se certificar de que não há a menor chance de Brizola Neto nos fazer um dia sentir saudades de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho! Ontem, finalmente, convidou o jovem pedetista para o posto” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 01-05-2012.
Bons olhos
“Publicamente a presidente Dilma Rousseff não fala no assunto, muito menos teria condições de fazer algo parecido. Privada e ideologicamente, no entanto, deixa muito claro que viu com bons olhos na nacionalização da petroleira espanhola YPF pela colega argentina Cristina Kirchner” – Dora Kramer, jornalista – O Estado de S. Paulo, 01-05-2012.
Disparate
“O último programa brasileiro de bolsas (Ciência sem Fronteiras) teve o disparate de ignorar as áreas de ciências humanas na definição de suas prioridades, o que só se justifica por uma ideia tosca de desenvolvimento social que nem sequer a ditadura militar teve coragem de implementar” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
À flor da pele
“Vanderlei Luxemburgo teve bons motivos para dar uns tapas no gandula do Grenal de domingo: anda irritado com essa palhaçada de ficarem pedindo o técnico espanhol Pep Guardiola na seleção brasileira” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 01-05-2012.
Grama
“Já sei como vou passar o Dia do Trabalho: vou deitar na grama para ver formiga trabalhar. Vou comer muito para ver o meu aparelho digestivo trabalhar. Vou fazer ginástica antiestresse: contar dinheiro. A coisa mais relaxante a fazer do planeta é contar dinheiro, de preferência muitas notas de cem!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
Antigamente...
“E os shows do Dia do Trabalho? Não vou! Show com Luan Santana e Victor & Leo é muito burguês. Antigamente é que era bom: show com Beth Carvalho, Leci Brandão e o Lula falando mal do governo” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
Dúvida
“A grande dúvida de todo Dia do Trabalho: todo sindicalista é rouco ou é o carro de som que está com defeito?!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU