10 Fevereiro 2012
A atividade agrícola como um dos principais promotores de desmatamento parece não ser um problema climático só do último século. Há cerca de 3 mil anos, a ação humana pode ter ajudado a transformar em savana algumas áreas cobertas por florestas tropicais na África Central.
A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 10-02-2012.
Por muito tempo, essa alteração foi considerada como resultado de uma rápida mudança no clima. Um novo estudo, publicado na edição de hoje da Science, sugere que o clima sozinho não daria conta dessa transformação.
Analisando sedimento marinho coletado no Rio Congo, Germain Bayon e colegas do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar descobriram que o intemperismo químico sobre o material, provavelmente provocado pela queda de rochas e minérios na área, intensificou-se na mesma época em que agricultores da língua bantu chegavam à região onde hoje fica Camarões e Nigéria.
Foram eles que introduziram ali técnicas de agricultura e de fundição de ferro. Para os pesquisadores, ao cortar árvores para abrir terra para o plantio e para manejar os minérios, os bantu acabaram colaborando com o processo de erosão.
Aliadas a um processo de mudança climática que já ocorria, essas ações provavelmente impactaram as florestas.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Agricultura ajudou a dar fim a florestas na África - Instituto Humanitas Unisinos - IHU