26 Janeiro 2012
Injustiça brasileira
“Cerca de 205,5 mil pessoas, ou 40% do total, estão encarceradas, muitas há anos, sem julgamento. São os chamados "presos provisórios", confinados frequentemente nas mesmas celas de criminosos condenados” – Rogério Genile, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Miséria tucana
“A violência da polícia e a ausência de preparação para dar abrigo às famílias expulsas na desocupação do Pinheirinho indicam que o PSDB paulista interpretou de forma literal o artigo em que FHC dizia que o partido não iria longe se insistisse em disputar influência sobre o "povão" e os movimentos sociais” – Cláudia Antunes, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Vácuo
“Mas o episódio não veio só confirmar o reacionarismo crescente de líderes tucanos e lançar gasolina na fogueira do PSTU - que, no vácuo de um PT acomodado, liderava o movimento pela posse da área. Ele joga luz sobre um problema de todas as cidades do país, em maior ou menor grau” – Cláudia Antunes, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
"Novas classes médias"?
“Do ponto de vista do mercado de consumo, parte dos ocupantes poderia ser enquadrada nas "novas classes médias" que FHC apontou como alvo preferencial do PSDB. Gente com mobília e eletrodomésticos novos, como se observa nas fotos, mas sem acesso à habitação legal” – Cláudia Antunes, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Ameaça
"O governo vai brigar com metade da República, com o maior partido do Brasil? Que tem o vice-presidente da República, 80 deputados, 20 senadores? Vai brigar por causa disso? Por que faria isso?" – Henrique Eduardo Alves – RN, líder do PMDB na Câmara, desafiando o Planalto a demitir o apadrinhado da legenda que comanda órgão federal de combate à seca – Dnocs – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Padrinho
“Com a iminente saída de Elias Fernandes do comando do Dnocs, o PMDB tenta convencer o Planalto a aceitar nova indicação de seu líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), para o posto” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Baixa
“A Força Sindical desistiu de participar do encontro das centrais com Dilma, previsto para hoje no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. A entidade quer ser recebida em Brasília” – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Ideia fixa
“Na maratona de reuniões com sua equipe, Dilma lembrou que a "nova classe média" é mais exigente com os serviços públicos. A presidente cobrou atenção redobrada no atendimento das demandas do segmento. Em seus discursos, ela repete que não quer um país rico, mas "de classe média'' – Fábio Zambeli, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Cadeira
"A verdade é que tem gente querendo a minha cadeira'' – Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, negando pretensão de assumir a direção-geral de Itaipu – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Kassab segundo Dilma
"Quero agradecer a essa figura capaz de agregar, capaz de criar vínculos fraternos e republicanos entre as pessoas mais diferenciadas, que é o prefeito Gilberto Kassab" – Dilma Rousseff, presidente da República – Valor, 26-01-2012.
Lembra?
"Lembra-se que, há não muito tempo, Brasil e Turquia eram citados aqui em Davos como sinônimos de instabilidade e crise? Como as coisas mudaram, hein?" – Osman Ulagay, editor colunista-sênior do jornal turco “Milliet” em conversa com jornalista brasileiro – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Dois tipos
"Há dois tipos de capitalismo, o que conhecemos no Ocidente e o que está sendo chamado de 'capitalismo de Estado', modelo da China, por exemplo. Não se sabe qual vai prevalecer” – David Rubenstein, diretor-gerente do Grupo Carlyle – EUA – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Ano do Dragão
“Eu já disse que a Dilma bateu recorde de popularidade porque é o Ano do Dragão. E um assessor com um cigarrinho na mão: "Presidenta, tem fogo?". "Tenho." "Então cospe aqui” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
Desestresse de paulista
“Os paulistas comemoraram o aniversário da cidade na praia! Diz que é pra desestressar. Aí chega à praia e estressa todo mundo. "E essa porra dessa caipirinha que não chega! Rápido!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
BBB 1
“A "realidade" produzida pelos "reality shows" é duvidosa, e considerar crime o "comportamento inadequado" de Daniel não é muito diferente de a polícia invadir o set de "Dormindo com o Inimigo" para salvar Julia Roberts e prender Patrick Bergin, o marido espancador” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
BBB 2
“Mas talvez eu esteja me preocupando por nada; talvez, nessa confusão entre realidade e ficção, a chegada de polícia e procuradoria ao "BBB" seja apenas mais um artifício dramático, para convencer o público de que o show é mesmo "de verdade" – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 26-01-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU