28 Março 2011
Os responsáveis pelos empreendimentos das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, podem até negar, mas o jornal “O Globo” revelou um relatório mostrando que 4 trabalhadores perderam a vida durante o trabalho nas obras em 2010. Somente este ano, afirmou o chefe da superintendência do trabalho em Rondônia, Juscelino José dos Santos, foram duas mortes. "Foram seis mortes em menos de um ano", disse.
A informação é do sítio tudorondonia.com.br, 28-03-2011.
As obras de Jirau e Santo Antônio fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, segundo o jornal ,40 trabalhadores já morreram em 21 grandes obras do PAC. Ainda em Rondônia, duas pessoas morreram nas obras da BR- 364.
De acordo com balanço do jornal carioca, somente em 2010 a "taxa de mortalidade" nas 21 obras alcançou 19,79 por 100 mil trabalhadores, considerada "altíssima" pelo consultor da OIT no Brasil, Zuher Handa. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão, admite que "as obras estão em ritmo muito acelerado, e as companhias não estão treinando pessoal".
Veja a seguir a relação dos trabalhadores que morreram e o motivo:
Valter Sousa Rosa – morto eletrocutado em maio de 2010, na obra de Jirau, no Rio Madeira.
Renam – morto em afogamento no Rio Madeira, próximo a obra de Santo Antônio.
Francisco da Silva Melo – esmagado nas engrenagens de um britador no canteiro da usina de Jirau, em 25 de julho de 2010.
João Edcarlos Sá de Jesus – Esmagado pela máquina lançadora de concreto nas obras da Usina Santo Antônio, no Rio Madeira.
Erivaldo dos Santos Pinho – esmagado por um elevador que se desprendeu de uma usina de asfalto na BR – 364, em 31 de dezembro de 2010.
Niosvaldo Santos Silva – morto em 23 de maio de 2010, nas obras da BR 364.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Rondônia, Francisco Cruz, diz que a produção vem antes da preocupação com a saúde e a segurança do trabalhador. Ele é autor de ação civil pública e de inquéritos contra as usinas de Rondônia.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Seis mortes em menos de um ano nas usinas do Rio Madeira - Instituto Humanitas Unisinos - IHU