04 Janeiro 2021
David Barkin é professor destacado da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-X) da Cidade do México e pesquisador do Departamento de Produção Econômica da unidade de Xochimilco. Seus trabalhos são voltados para Economia Ecológica (EE), Economia Solidária e Ecologia Política. Realizou o doutorado em economia pela Universidade de Yale e ganhou o Prêmio Nacional de Economia Política (1979) por sua análise da inflação no México.
É membro da Academia Mexicana de Ciências e Pesquisador Emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) no México. Em 1974, foi membro fundador do Centro de Ecodesarrollo, um centro de estudos criado pelo CONACYT para promover a integração das considerações ambientais e ecológicas nas ciências sociais. Entre os anos de 2014 e 2016, foi vice-presidente da Mesoamerican Society for Ecological Economics, capítulo regional da International Society for Ecological Economics (ISEE).
Sua pesquisa tem como foco a construção de um paradigma alternativo à racionalidade econômica capitalista e às instituições do projeto civilizatório ocidental, que responda à geração de bem-estar nas comunidades, e contribua para a promoção da diversidade social e econômica, bem como da proteção. da biodiversidade.
Autor de vários livros e artigos traduzidos em oito idiomas, entre os quais destacamos: Inflação e Democracia: O Caso do México (1979), Riqueza, Pobreza e Desenvolvimento Sustentável (1998), A Construção de Soluções Locais para Justiça Ambiental (2013) ) e O significado de uma economia ecológica radical (2012).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. David Barkin – Universidad Autónoma Metropolitana – UAM – México - Instituto Humanitas Unisinos - IHU