Para combater coronavírus, Pastoral Carcerária pede que Estado solte presos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Março 2020

Em carta, Pastoral Carcerária afirma que superlotação e condições precárias de higiene nas prisões brasileiras farão com que doença prolifere sem controle.

A reportagem é de Maria Teresa Cruz, publicada por Ponte, 13-03-2020.

A Pastoral Nacional Carcerária exigiu, em carta aberta divulgada nesta sexta-feira (13/3), que presos sejam soltos para evitar uma epidemia do coronavírus covid-19 no sistema prisional brasileiro (leia carta na íntegra).

A medida é igual ao que fez o Irã, onde de 120 mil pessoas foram libertadas dos presídios, informa a nota. No país persa, 237 pessoas já morreram e mais de 7 mil estão infectadas.

A Pastoral Carcerária, grupo católico ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que age junto às pessoas presas e suas famílias, destaca em sua carta aberta que, “se o vírus se espalhar pelas prisões brasileiras, as consequências serão desastrosas”. Embora 80% dos casos do coronavírus tenham sintomas leves, como uma gripe, na prisão o problema seria piorado por causa das condições precárias do ambiente. “Os presos e presas possuem imunidade muito baixa por causa das condições degradantes existentes no cárcere”, afirma o texto.

Nesta quinta-feira (12/3), o governo federal anunciou, em reunião com representantes de 24 estados brasileiros, que haverá uma triagem mais rigorosa para visitas nos presídios. Funcionários do sistema também passarão por avaliação e, no caso de alguma sintoma, serão isolados, assim como os presos. O Distrito Federal suspendeu a visitação de presos.

Conforme destacou a Pastoral Carcerária, como os sintomas se assemelham ao de uma gripe comum, é possível que haja um número grande familiares barrados na porta das prisões.

Além desse procedimento, as medidas anunciadas, como limpeza das celas, fornecimento de produtos de limpeza, cartilhas informativas, entre outras, foram alvos de crítica na carta. “De nada adianta celas mais limpas, se estas ainda continuam superlotadas, há pouco tempo de banho de sol, há racionamento de água, torturas físicas e psicológicas, alimentação precária”, diz a carta. “O combate efetivo à contaminação do vírus, e de todas as outras doenças, é o combate às estruturas torturantes do cárcere”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para combater coronavírus, Pastoral Carcerária pede que Estado solte presos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU