04 Mai 2013
Os pobres e a Justiça
“Da primeira para a segunda instância, às vezes há 15, 20 diferentes recursos. Qual a conclusão? Uma longa demora, é claro. Um caso envolvendo duas ou três pessoas não é concluído no Brasil em menos de cinco, sete, às vezes 10 anos, dependendo do status social da pessoa” – Joaquim Barbosa, presidente do STF – Zero Hora, 04-05-2013.
“As pessoas são tratadas de forma diferente de acordo com seu status, sua cor de pele e o dinheiro que têm” – Joaquim Barbosa, presidente do STF – Zero Hora, 04-05-2013.
Direita
"O Brasil tem hoje três principais jornais nacionais impressos, todos mais ou menos inclinados para a direita no campo das ideias" – Joaquim Barbosa, presidente do STF – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
PCdoB
“Há um pacto político que levou o PC do B a ocupar aquela secretaria (do Meio Ambiente), mas a secretaria é ocupada pelos partidos à medida que eles apresentam nomes adequados para isso. Não posso ter nenhuma posição definitiva sem saber o que ocorreu lá, qual é o grau das ilegalidades que ocorreram, no que o Fernando (secretário do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg) efetivamente se envolveu, por que está sendo investigada a presidente da Fepam recentemente nomeada. Acho, inclusive, que para o próprio PC do B talvez nem seja bom voltar para lá se não tiverem os quadros altamente adequados e reconhecidos universalmente, não somente por eles, como quadros aptos para dirigir aquele aparato" - Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul - PT - Zero Hora, 04-05-2013.
Pleistoceno
“Nossos cérebros foram moldados para operar no Pleistoceno, época em que vivíamos em bandos de no máximo 150 parentes. Quando nos mudamos para cidades de milhares de habitantes, tivemos de atualizar a programação, recorrendo a leis e deuses imaginários. Agora que vivemos em megalópoles de milhões de pessoas dos mais diversos "backgrounds" culturais, precisamos ser capazes de trocar tradições envelhecidas por formulações racionais” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Pinça sindical
“No 1º de Maio as duas maiores centrais sindicais do país realizaram um movimento de pinça sobre o governo, obrigando-o a abrir uma frente de luta até agora evitada" – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
"Enquanto a Força Sindical levantava a bandeira do gatilho diante da inflação, a CUT forçava o Executivo a negociar em torno de problemas relativos à terceirização, alta rotatividade e formalização do emprego ou, em outras palavras, ao redor da desprecarização das condições de trabalho no Brasil” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Ensanduichada
“Na mesa de negociação com as centrais marcada para começar no próximo dia 14., Dilma Rousseff tende a ficar ensanduichada entre demandas por ora inconciliáveis, pois, à medida que os empresários optaram por dar prioridade à redução do custo da mão de obra, dissolveu-se o esboço de pacto que orientou o ensaio desenvolvimentista de 2011-2012. Aguardemos os próximos rounds” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Insensatez
“Essa emenda 33, tentando impor um controle sobre a Justiça --não digo STF--, passa além da insensatez. Não deve tramitar” – José Sarney, senador – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Vírus mutante
“A PEC 33/2011, de minha autoria, é uma vacina contra o vírus mutante do despotismo legislativo do Supremo Tribunal Federal” – Nazareno Fonteles, deputado federal – PT-PI – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Devagar e sempre
“A campanha Fora Feliciano!, que recolhe assinaturas para que o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) deixe a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, perdeu fôlego na internet. Depois do impulso inicial, que fez com que, entre 28 de fevereiro e 22 de março, o documento chegasse a 450 mil assinaturas, o ritmo diminuiu. Desse dia até ontem, a página postada no site Avaaz teve a adesão de apenas mais 22,6 mil pessoas, somando 472 mil” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Linha de chegada
“A meta anunciada no Avaaz é a de que o documento contra Feliciano chegue a 500 mil assinaturas” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Dublê
“Já o abaixo-assinado que o próprio pastor publicou em seu site oficial, que em março tinha 261 mil adesões, ontem registrava 943 mil. Detalhe: uma mesma pessoa consegue endossar o manifesto mais de uma vez. Apesar da checagem de dados feita pela página, que exige que se informe CEP e e-mail, ela não barrava ontem quem tentasse multiplicar o seu apoio” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
Carta
"Eu era radicalmente contra a carta (ao Povo Brasileiro, de 2002) porque ela dizia coisas que eu não queria falar, mas hoje eu reconheço que ela foi extremamente importante” – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-05-2013.
Desvios
“Em muitos momentos, o PT cometeu os mesmos desvios que criticava como coisas totalmente equivocadas nos outros partidos políticos" – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-05-2013.
Promíscuidade
"Você pode fazer o jogo político, pode fazer aliança política, pode fazer coalizão política, mas não precisa estabelecer uma relação promíscua para fazer política" – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-05-2013.
Negócio
"Às vezes, tenho a impressão que partido político é um negócio, quando, na verdade, deveria ser um item extremamente importante para a sociedade” – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-05-2013.
Os dois PTs
“Existem dois PTs. Um é o congressual, parlamentar, o dos dirigentes. Outra coisa é o PT da base; 90% da base continua igualzinha a 1980” – Lula, ex-presidente da República – O Estado de S. Paulo, 04-05-2013.
4 marchas
“Hoje tem Fórmula Indy em São Paulo. A Indy é o sonho de todo paulistano: poder correr na marginal. Porque na marginal só se usam quatro marchas: parado, paralisado, ponto morto e puto da vida” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 04-05-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU