01 Mai 2013
Mais padre, menos padre
“Mais padre Beto, menos padre Marcelo” – título do artigo de Matheus Pichonelli – Carta Capital, 30-04-2013.
Duas posturas
“São duas posturas diametralmente opostas dentro de uma mesma igreja que tem, na base, uma só ordem: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Uma quer que tudo siga como está; que, em nome da ordem natural das coisas, quem sofre siga sofrendo em silêncio e descolado da realidade que pede postura, indignação e transformação. É mais fácil, e menos perigoso, pular e sorrir cantando que os animaizinhos subiram de dois em dois na arca de Noé” – Matheus Pichonelli – Carta Capital, 30-04-2013.
Perigo
“A outra pede mudanças, aceita as liberdades e acredita, como dizia uma música estranhamente desaparecida das celebrações, que comungar é tornar-se um “perigo”; é unir-se numa “luta sofrida de um povo que quer ter voz, ter vez e lugar”. Uma música que avisava: se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão” - Matheus Pichonelli – Carta Capital, 30-04-2013.
Amar é mudar as coisas
“Uns falam. Outros erguem as mãos, dão glórias a Deus e, quando a multidão desaparece, apagam as luzes do templo e escondem os cadáveres debaixo do tapete. Se este for o exercício pleno da fé, fiquemos com os pecadores. E com a proposta anti-dogma do cancioneiro popular: amar e mudar as coisas nos interessam mais”- Matheus Pichonelli – Carta Capital, 30-04-2013.
Feliciano
“Acredito que a Igreja, com essa excomunhão, se equipara ao pastor Feliciano, alguém extremamente dogmático e fundamentalista, que está num cargo onde deveria fazer com que os direitos humanos fossem respeitados, mas ao contrário, ele exclui os direitos das pessoas" – Roberto Francisco Daniel, padre Beto – O Estado de S. Paulo, 01-05-2013.
Sem preconceito
"A essência do evangelho possui Jesus Cristo como modelo e o evangelho de Jesus Cristo foi exercido com liberdade de expressão e respeito; ele amou as pessoas sem preconceito algum e nunca condenava ou excluía alguém por ser diferente dos outros" – Roberto Francisco Daniel, padre Beto – O Estado de S. Paulo, 01-05-2013.
"A Igreja não pode achar que duas pessoas que se amam, que se respeitam e querem construir um mundo juntos, são pecadoras só porque são do mesmo sexo" – Roberto Francisco Daniel, padre Beto – O Estado de S. Paulo, 01-05-2013.
Matéria
"Não corresponde à verdade a notícia veiculada em alguns meios de comunicação de que o reverendo Pe. Roberto Francisco Daniel foi excomungado por defender os homossexuais. Isto não é matéria de excomunhão" - Juiz Instrutor - Diocese de Bauru, 30-04-2013.
Promessas
"A excomunhão foi declarada porque ele se negou categoricamente a cumprir o que prometera em sua ordenação sacerdotal: fidelidade ao Magistério da Igreja e obediência aos seus legítimos pastores" - Juiz Instrutor - Diocese de Bauru, 30-04-2013.
PEC 33
"Tenho absoluta convicção de que esta iniciativa, que visa mutilar o Ministério Público, não está sendo adotada em razão de eventuais abusos do Ministério Público. Está sendo adotada em razão das virtudes do Ministério Público, do cumprimento da sua missão constitucional" - Roberto Gurgel, procurador-geral da República – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Selic
“O Brasil, obviamente, não se encontra às vésperas de uma hiperinflação como às vezes parecem sugerir analistas mais afoitos. A taxa de inflação namora com o desconfortável nível de 5% a 6% ao ano, mas é evidente que ela não está "fora de controle" – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Inflação
“As comemorações (do 1º de maio) vêm tingidas de preocupação com a volta da inflação. De acordo com números recentes do IPCA, a inflação acumulou uma alta de 6,59% em março, estourando, assim, o teto da meta inflacionária estabelecido pelo próprio governo federal” – Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Gatilho
“Filiado à Força Sindical, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo lança amanhã campanha pela reposição de perdas salariais causadas pela inflação. Hoje, a central fará manifestações por reajustes trimestrais” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Cocaína
“A indexação de seja o que for está para uma sociedade assim como a cocaína para o organismo humano. O que o Brasil precisa é de menos indexação, e se há tarifas e serviços indexados, o que se deve discutir é o seu fim, não sua expansão” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Demagogia
“A proposta do deputado (Paulinho da Força Sindical – PDT-SP) é um instante de demagogia política diante de um governo atônito com a alta de preços. Quando os sábios da doutora Dilma pedem a prefeitos que adiem o reajuste de tarifas para limpar a inflação do fim do mês, põem em movimento um ciclo de malandragens que desembocam em propostas como a da Força Sindical’ – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Meio cheio
"Vou passar o 1° de Maio ao lado dos trabalhadores que mais precisam” - Eduardo Campos, governador de Pernambuco – PSB – dizendo que não irá ao ato da Força hoje porque visitará municípios afetados pela seca – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Tudo é sorteio
“Dia do Trabalho só tinha graça quando o Lula era contra o governo! Agora é tudo sorteio. A Força Sindical vai sortear 19 carros. Não, não cabe mais! A gente vai ter que cimentar o parque Ibirapuera” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Deitar na grama
“Sabe o que eu vou fazer hoje no Dia do Trabalho? Deitar na grama pra ver formiga trabalhar. Vou comer muito pra ver o meu aparelho digestivo trabalhar! Vou fazer ginástica antiestresse: contar dinheiro. A coisa mais relaxante do planeta é contar dinheiro, todas as notas de cem!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Rouco
“A grande dúvida do Dia do Trabalho: todo sindicalista é rouco ou todo carro de som tá com defeito?” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 01-05-2013.
Intimíssimo
“Ao casamento de Marta Suplicy, sexta-feira, compareceram apenas os três filhos da ministra e as duas filhas de Marcio Toledo. Presentes também os cinco netinhos. Vestido? Dolce & Gabbana, acompanhado de tiara de strass da Esencial. Jantar? De Erick Jacquin, embalado por Silmar, ao piano” – Sonia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 01-05-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU